Akafist

A Santíssima Mãe de Deus

 

Em honra ao ícone de Nossa Senhora de Íveron, chamado "Do Portal."

 

Breve Relato do Surgimento do Ícone

 

O ícone milagroso de Nossa Senhora de Íveron de Montreal foi pintado no Santo Monte Athos (Grécia) no ano de 1981 por um monge grego, cópia do ícone original de Nossa Senhora de Íveron.

No ano de 1982 esta imagem (ícone) foi trazida para Montreal do Monte Athos pelo Sr. José Cortez Muñoz, espanhol por descendência, mas há muito tempo convertido para a Ortodoxia. José nos relata como tudo aconteceu:

Durante uma das nossas peregrinaçхes pelo Monte Athos (éramos em três pessoas) depois de algumas horas de caminhada nós nos perdemos. Começou a escurecer e rapidamente precisávamos encontrar algum mosteiro para pernoitarmos. Indo pela trilha nós nos deparamos com uma pequena e pobre ermida, onde quatorze monges gregos pintavam ícones. Eles nos receberam muito bem, e logo após um pequeno descanso começamos olhar os trabalhos, quando um dos meus companheiros de viajem que sabia a língua grega contou aos monges tudo sobre nós, enquanto eu observava com muita atenção os ícones, me deparei com uma maravilhosa e indiscritível imagem (ícone) de Nossa Senhora.

Fiquei paralisado durante algum tempo até que comecei a pedir para que os monges me vendessem o ícone; eles recusaram, alegando que esta imagem foi pintada pelo monge Krizóstomo, e era um dos primeiros pintados no estilo Bizantino nesta ermida. Durante toda a noite permaneci na ermida e durante a liturgia matinal, principalmente durante os cвnticos a Nossa Senhora pedi de joelhos que Ela deixasse o santo ícone ir comigo. Após a oração senti uma tranqьilidade espiritual, como se fosse certeza de que a Virgem Santíssima iria conosco. Para nos acompanhar saíram todos os monges, mas o abade não estava.

No último minuto antes de nossa partida nós o vimos, ele descia rapidamente as escadas com o ícone embrulhado nas mãos. Aproximando-se de mim disse que me entregaria o ícone pois o mesmo deveria ficar comigo. Eu quis pagar pelo ícone sabendo da humilde situação dos monges e suas necessidades. O abade respondeu severamente que por tal relíquia não se deve receber dinheiro. Meu corpo estremeceu e senti que algo muito especial acontecera. Fiz o sinal da cruz beijei o ícone e partimos para o mosteiro de Iveron para que este ícone fosse abençoado pelo seu original, que se encontra neste famoso mosteiro.

Na capela nos ajoelhamos e olhamos para o ícone original de Íveron permanecemos em oração. O ícone é tão majestoso e de tão grande beleza espiritual que era difícil fitá-lo durante muito tempo. O monge me auxiliou a tocar o meu ícone no original (recebendo assim a benção do ícone de Nossa Senhora de Íveron que se encontra neste mosteiro já ha muitos séculos).

Retornando para casa em Montreal em 3 de novembro de 1982, coloquei o ícone junto com as relíquias de alguns santos que já tinha em casa. Onde constantemente ficava acesa a lamparina, como é de costume dos fiéis Ortodoxos.

Ali todas as noites eu rezava o Akafist a Nossa Senhora. No dia 24 de novembro as três horas da madrugada acordei sentindo um forte aroma. A princípio pensei se tratar de aroma proveniente das relíquias ou algum frasco de perfume derramado, mas aproximando-me do ícone, fiquei espantado pois toda a imagem estava coberta por um perfumado bálsamo! Eu fiquei petrificado diante de tal milagre!"

Logo após o ícone foi levado аs dependências da Igreja Ortodoxa Russa no Exílio em (Montreal) e mostrada ao Metropolita Vitaly. Imediatamente o Metropolita enxugou com algodão o ícone até secá-lo, e com o mesmo abençoou todas as dependências do mosteiro de três andares.

Após retornar a igreja o ícone estava novamente coberto de bálsamo, que escorria pelas suas mãos. Então o Metropolita ajoelhou-se diante do ícone e disse que estava acontecendo um grande milagre. Desde então o ícone constantemente exala o bálsamo com exceção do período da semana Santa.

O impressionante é que o "miro" (bálsamo) principalmente brota das mão de Nossa Senhora, do Menino Jesus e das estrelas encontrada no ombro direito da Virgem. Porém o lado posterior da imagem esta sempre seco (sem o bálsamo). Nós, alguns membros da comissão organizadora do congresso presenciamos o aparecimento do bálsamo sobre o vidro que cobre o ícone, no exato local onde havíamos colocado uma cópia de papel do ícone.

Este ícone milagroso já fez muitos milagres em todos os países que visitou, nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelвndia e Europa e outros, onde sempre propaga a paz e o amor.

Dos inúmeros milagres destacamos a cura de um jovem paralítico de Washington. Em Montreal levada a um enfermo grave que não conseguia se levantar; após as oraçхes e a leitura do Akafist, o enfermo se levantou. Curou uma mulher com uma forte pneumonia e uma menina de quatorze anos filha de um diácono da Igreja Ortodoxa sofrendo de uma forma grave de Leucemia. Na esperança de cura através da Santa imagem, ela pediu para levar o ícone a sua presença, o que foi atendido.

Depois das oraçхes e da benção com o "miro," ela começou rapidamente a se restabelecer, para o espanto dos médicos em geral. Alem dos milagres físicos, há cura também das doenças espirituais ou da alma através desta Santa imagem. sabendo dos milagres o famoso escritor russo Aleksandr Soljenytsen em carta ao Sr. José Muñoz, ressalta que na época atual o mundo sofre mais das doenças espirituais do que das doenças corporais.

 

 

Aparecimento do Novo Ícone

de Nossa Senhora de Íveron Milagrosa

que Verte Óleo - São Paulo - Brasil

Gostaríamos de compartilhar com os caros leitores os eventos ocorridos em nossa paróquia em Agosto 1997. Eventos estes que foram mensageiros da infinita graça Divina a nós pecadores.

Entretanto, para ter uma melhor compreensão das circunstancias dos fatos ocorridos precisamos voltar o calendário ao início do mês de julho deste ano.

Durante a visita do santo ícone de Nossa Senhora de Íveron ao Brasil, um novo "Kiot" (caixa protetora / moldura) foi ofertado ao nosso irmão José Muñoz para conter o santo ícone. Assim, o velho Kiot ficaria em São Paulo no aguardo de uma copia do ícone, um trabalho de pintura que seria executado pelo próprio José Muñoz, a longo prazo. Mas para que o Kiot não permanecesse vazio até lá foi providenciada uma cópia xerox colorida em tamanho original. Devido аs suas grandes dimensхes foi necessário copiar em duas partes que foram emendadas e colocadas numa cartolina formando peça única que foi em seguida plastificada. Antes da partida do irmão José ao Canada a cópia foi encostada ao santo ícone original e em seguida colocado no mesmo "analoi" (que se encontrava na sala de jantar) onde a santa imagem havia repousado durante os dias de sua estadia em São Paulo, permanecendo ali durante uma semana.

No primeiro dia da quaresma que antecede o dia de Assunção de Nossa Senhora, dia 14 de Agosto, pela manhã rezei a liturgia e a seguir o oficio de benção da água. Após o almoço quando eu estava conversando com a nossa provedora, Sra. K. A. Carderelli, Fomos interrompidos pela nossa faxineira Eliete, brasileira, católica devota, que nos chamava exaltada. (Durante a permanência do santo ícone ela vinha orar diariamente diante do mesmo e após sua partida continuou vindo orar diante da nova cópia com igual fervor). De início não entendi o que se passava. Ela me chamou a atenção - Veja o óleo escorrendo do ícone! Não conseguia acreditar no que aparecia diante dos nossos olhos. Um filete de óleo descia da face do Menino Jesus em direção а mão esquerda de Nossa Senhora. Detendo-nos mais atentamente percebemos que a maior parte da imagem de Nossa Senhora estava coberta com óleo chegando a acumular gotas em alguns pontos.

Sem delongas, na presençça de minha matuchka Tatiana, da provedora Sra. Carderelli, meu cunhado Wladimir Bibikoff e da Eliete rezamos o primeiro molieben seguido do akafist. Em seguida eu telefonei para o Padre George Petrenko que veio imediatamente. Após analisar atentamente o ícone ele confirmou o que aparentava algo impossível de acontecer... Nossa Senhora, Mãe de Deus havia nos enviado uma graça e uma cópia em papel do santo ícone de Nossa Senhora de Íveron também começou a verter óleo, dentro da nossa casa. O Padre George rezou o segundo molieben com akafist, já com a presença de seu filho e outros membros de nossa família que estavam chegando.

Na mesma noite telefonamos ao Vladika Metropolita Vitali para comunicar o milagre ocorrido. Vladika Vitali oficializou que o novo ícone fosse reverenciado e que iria se chamar milagroso e que verte óleo. Em seguida telefonamos ao irmão José Muñoz e compartilhamos com ele a nossa alegria, com ele que nos auxiliou na realização dessa alegria, pois essa cópia xerox também foi seu presente para nós.

No dia seguinte, sexta-feira, transferimos o ícone para a igreja e novamente rezamos um molieben com akafist, já com a presença de um numero considerável de pessoas (que tentamos avisar por telefone, assim que falamos com Vladika Vitali).

No domingo recebemos um comunicado do Vladika Vitali, instruindo que fossem rezadas liturgias diariamente, revezando-se as três igrejas ativas de São Paulo, até o dia da Assunção de Nossa Senhora.

Na segunda-feira dia 18 de agosto, véspera da transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso santo ícone mostrava que toda a parte representada pelo Menino Jesus e Nossa Senhora, por inteiro, estava coberta pelo bálsamo, exceto um pequeno ponto do canto esquerdo e a parte que corresponde no original а “riza” (parte circundante coberta com prata).

 

Pe. Constantino Bussyguin

São Paulo, 9/22 Agosto 1997.

 

Akafist

 

Kondákio I

Oh! Excelsa Generalíssima, Oh! Soberana nossa Mãe de Deus, nós teus servos, ofertamos a Ti os cânticos de louvor, já que com o advento de Tua venerável imagem ganhamos escudo forte, muralha inconquistável e Guardiã vigilante, Tu, que possuís o poder invencível, nos cubra e proteja, Oh! Soberana, de todos os inimigos visíveis e invisíveis e livra-nos de todos os males espirituais e corporais para que a Ti envoquemos Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.

 

Page 18

Íkos I

Quando foste escolhida para o serviço apostólico na terra de Ivéria, um anjo predecessor foi enviado a Mãe de Deus dizendo: Não deixes Jerusalém, a escolha que Te coube será iluminada em outros dias, Tu deves empenhar-te na terra que Deus Te indicar, assim Te clamamos:

Alegra-te! pois por Ti anunciou-se o Evangelho; Alegra-te! pois por Ti foi suprimida a sedução da idolatria

Alegra-te! pois por Ti o poder do príncipe das trevas foi destruído; Alegra-te! pois por Ti o reino de Cristo foi fundamentado.

Alegra-te! pois por Ti foram envocados para a luz do Evangelho aqueles que caíram nas trevas da idolatria ; Alegra-te! pois por Ti fomos trazidos da escravidão ao demфnio para a liberdade da Glória dos filhos de Deus.

Alegra-te! Serva constante do Teu Filho e Deus; Alegra-te! Pois por tua obediência eximiu a desobediência de Eva.

Alegra-te! Incomparável virtude; Alegra-te! Profunda humildade de sabedoria.

Alegra-te! pois por Ti os infiéis conhecem o Criador; Alegra-te! pois por Ti os fiéis foram adotados pelo Pai.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.

 

Kondákio II

Vendo a Santa Virgem a nova e maravilhosa incumbência divina para com Ela, como serva do Senhor sempre pronta a cumprir a Sua vontade, exclamou: Aleluia.

 

Íkos II

O que foi dito pelo anjo, incompreensível para a razão, a Ti, Imaculada, o Senhor o fez compreensível e dirigiu seu caminho para o Monte Athos, onde se propagou por Teu intermédio o Evangelho, e assim se revelou o Teu destino. Nós com alegria exclamamos:

Alegra-te! Pois santificaste o Monte Athos com a tua presença; Alegra-te! Pois depuseste lá os ídolos.

Alegra-te! Pois implantaste lá a verdadeira fé; Alegra-te! Pois expulsaste a falta de fé.

Alegra-te! Que pela sorte escolheste esta montanha; Alegra-te! pois prometeste graça a este lugar.

Alegra-te! Doadora de bens terrenos aos fiéis que nela habitam; Alegra-te! garantia da sua salvação eterna.

Alegra-te! Cálida mediadora dos que vivem em Tua escolha; Alegra-te! Temor de todos inimigos.

Alegra-te os seus! Pois prometeste a misericórdia de Teu Filho a este lugar, até o final dos séculos; Alegra-te! Pois predisseste que Sua graça seria irreversível.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abres as portas do Paraíso aos fiéis.

 

Kondákio III

A força do Altíssimo, por intermédio da Mãe de Deus, cobriu a santa montanha com suas alturas e suas profundezas e mostrou-a como uma ampla morada a todos os que quiserem encontrar salvação na vida monástica, cantando-te: Aleluia!

 

Íkos III

Estando preocupada com a sorte do povo da terra de Ivéria, que buscavam salvação em porto seguro, determinaste a construção de um mosteiro para sua geração no local em que Tu mesma desembarcaste no monte Athos, desejando ofertar como escudo e proteção a Tua imagem, para que todos exclamem:

Alegra-te! Tu que enviaste a pregadora do Evangelho na terra de Ivéria; Alegra-te! Tu, que converteste este país da sedução da idolatria para a luz de Cristo.

Alegra-te! Videira sempre viva, que deste a Nina um formoso ramo; Alegra-te! Pois fizeste brotar dela frutos de milagres e boa fé.

Alegra-te! Tu, que plantaste um jardim espiritual no monte Athos; Alegra-te! Tu que fizeste surgir dele um manancial de iluminação espiritual para a terra de Ivéria.

Alegra-te! Boca de palavras áureas de Eufímio; Alegra-te! Força invencível de Torníquio.

Alegra-te! Fortaleza dos reis devotos; Alegra-te! Proteção dos monges.

Alegra-te! Porto sereno daqueles que buscam a salvação; Alegra-te Tu, que lhes prepara o descanso eterno.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abres as portas do Paraíso aos fiéis.

 

Kondákio IV

Tendo a tormenta interna de pensamentos de dúvida, a honrada viúva de Nicea se afligiu, vendo o venerado ícone da Mãe de Deus ser perfurado pela lança do soldado iconoclasta e vertendo sangue, a viúva tomada de temor, para que o santo ícone não fosse desonrado, com orações e lágrimas lançou-o ao mar. Vendo que seguiu direto pela superfície da água, encaminhando-se para o ocidente, com alegria exclamou: Aleluia!

 

Íkos IV

Os monges do Monte Athos viram uma chama que apareceu no mar como uma coluna de fogo, brilhante como o sol e cujo topo alcançava o céu. Chegaram à noite a beira do mar e viram o santo ícone da Mãe de Deus carregada sobre o mar por uma força superior, exclamaram à Cheia de Graça:

Alegra-te! Sarça prevista pelo legislador; Alegra-te! Coluna de fogo, guia dos que se encontram nas trevas.

Alegra-te! Escada que atinge o céu, pela qual desceu Deus; Alegra-te! Ponte que conduz para o céu aqueles que estão na terra.

Alegra-te! Aurora do dia misterioso; Alegra-te! Estrela que mostra o sol.

Alegra-te! Progenitora da luz indescritível; Alegra-te! Pois a muitos ensinaste.

Alegra-te! Revestida de sol, resplandecente de graça e gloria a todo o universo; Alegra-te! Raio, que ilumina as almas, e clareia os pensamentos dos fiéis.

Alegra-te! Resplendor que brilha nas trevas; Alegra-te, pois mostras o conhecimento iluminado.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abres as portas do Paraíso aos fiéis.

 

Kondákio V

Desejando dar ao mosteiro de Iveron o Teu ícone levado por Deus, disseste ao venerável Gabriel, ó Mãe Deus: vai com a comunidade de monges até a beira do mar, entre nas águas e receba o Meu ícone. Ele, levado por fé e amor, andou sobre as águas como por terra, tomou o ícone em seus braços, e tendo alcançado o tesouro, inalcansável para outros, em herança dos monges de seu povo de Ivéria, com alegria cantou: Aleluia!

 

Íkos V

Muitas vezes os monges de Iveron viram o ícone da Mãe de Deus ser levado da igreja para o alto dos muros do mosteiro por uma força invisível, se apavoraram e ficaram clamando a Ela:

Alegra-te! Pois houveste por bem dar-nos o santo ícone; Alegra-te! Pois prometeste ser através dele nossa proteção.

Alegra-te! Pois manifestaste teu amor ao nosso mosteiro; Alegra-te! Pois mostraste boa disposição para com ele.

Alegra-te! Nosso auxilio em terra estranha; Alegra-te! Consolo em nossa peregrinação.

Alegra-te! Benevolência Divina para conosco; Alegra-te! Ousadia nossa para com Deus.

Alegra-te! Libertação das nossas lágrimas; Alegra-te! Defensora de nos, órfãos.

Alegra-te! Proteção nossa; Alegra-te! única alegria nossa.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abres as portas do Paraíso aos fiéis.

 

Kondákio VI

Fazendo de Gabriel um pregador de Tua vontade disse-lhe Soberana: não vim para ser protegida por vós, mas para ser vossa protetora não só agora, como também no futuro, e eis aqui o sinal: enquanto contemplais no mosteiro a Minha imagem, não faltará a graça e misericórdia do Meu Filho, para que todos exclamem: Aleluia.

 

Íkos VI

Resplandece grande alegria dos que ouviram a Tua promessa, Oh! Mãe de Deus, e a Ti Guardiã celeste, os monges com alegria ergueram a igreja nos portões do Mosteiro e exclamaram assim:

Alegra-te! Nossa Protetora no presente; Alegra-te! Nossa Intercessora no futuro.

Alegra-te! Tu, que ensinas o temor a Deus; Alegra-te! Tu que nos indicas o caminho da virtude.

Alegra-te! Nossa ousadia e esperança; Alegra-te! Nossa confiança e proteção.

Alegra-te! pois Tu inclinaste a benevolência do Teu Filho sobre nós; Alegra-te! Pois anuncias que a graça d’Ele permanecerá sempre conosco.

Alegra-te! Pois deste Teu santo ícone como garantia da Tua graça: Alegra-te, pois outorgaste a ele o dom miraculoso.

Alegra-te, pois afastas do mosteiro todo o mal; Alegra-te! Pois abres a entrada de todo o bem.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.

 

Kondákio VII

Em certa ocasião, o maldoso Amir quis destruir o mosteiro de Iveron e dispersar o rebanho de monges ali reunido, mas ao ver seus barcos naufragando nas profundezas do mar e seus guerreiros perecerem, logo reconheceu a forte proteção do mosteiro por parte da Mãe de Deus e veio com humildade, oferecendo ao mosteiro ouro e prata pedindo orações. Vendo isto, os monges exclamaram a Deus: Aleluia.

 

Íkos VII

A Mãe de Deus mostrou novos e inumeráveis milagres, suprindo no mosteiro a falta de vinho, farinha e azeite, curando os possuídos, dando andar aos mancos, visão aos cegos e curando toda enfermidade, para que vendo estes milagres Lhe cantem:

Alegra-te! Generalíssima, vencedora dos inimigos; Alegra-te! Rápido auxilio dos que por Ti clamam.

Alegra-te! Tu, que não desprezas nossas súplicas; Alegra-te! Pois não Te apartas de Tua promessa.

Alegra-te! Pois transformas a tristeza do mosteiro em alegria; Alegra-te! Pois preenches a escassez do mosteiro.

Alegra-te! Visão dos cegos; Alegra-te! Andar dos mancos.

Alegra-te! Tu que curas todos os enfermos; Alegra-te! Consolo de todos os pesarosos.

Alegra-te! Pois não cessas de Te preocupar por nos e nos salvar; Alegra-te! Pois nos livras de tantas desgraças.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.

 

Kondákio VIII

O Patriarca Nikon, tendo ouvido a respeito do mosteiro de Íveron ser misteriosamente protegido pelo ícone da Mãe de Deus, desejou conseguir também para a terra Russa o auxilio em sua graça; para isso fundou um mosteiro em honra ao venerável ícone, e com afinco pediu uma reprodução da milagrosa imagem da Mãe de Deus, para que sob o abrigo de Sua proteção exclamem a Deus: Aleluia.

 

Íkos VIII

Estando nas alturas, mas não Te separando dos que estão embaixo, Te dignaste, Mãe de Deus, da mesma forma como antigamente a Antônio foi dada a benção do Monte Athos para a fundação do mosteiro de Pechera, dar também ao novo mosteiro na terra Russa a Sua graça, com a qual bendisseste o Athos, com a cópia de Tua santa imagem. Assim Te clamamos:

Alegra-te! manto protetor da terra Russa, maior que as nuvens; Alegra-te! Proteção e confirmação nela da fé ortodoxa.

Alegra-te! Pilar inabalável da Igreja Ortodoxa; Alegra-te! Acusadora das heresias e cismas.

Alegra-te! Pois iluminas todo o país com raios fúlgidos dos Teus milagrosos ícones; Alegra-te! Pois fazes brotar deles as dádivas de curas e de misericórdia.

Alegra-te! Confirmação do cetro dos nossos czares; Alegra-te! Temor dos inimigos.

Alegra-te! Alegria dos bispos; Alegra-te! Louvor dos sacerdotes.

Alegra-te! Instrutora dos monges; Alegra-te! Salvação de todo nosso povo.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.

 

Kondákio IX

Tendo grande afinco para pintar uma venerável imagem da misericordiosa Guardiã, a comunidade de jejuantes de Iveron, cantando orações, lavou com água benta do milagroso ícone a tábua. na qual deveria ser pintada a imagem, e abençoou ao venerável Iamblico, o qual se dedicou ao jejum, orações e vigília com toda a irmandade, pintou com tintas abençoadas com relíquias e água benta a venerável imagem da Mãe de Deus, constantemente orando e clamando a Deus: Aleluia

 

Íkos IX

Vemos oradores muito eloqüentes emudecer como peixes sem fala ao se tratar de Ti, Mãe de Deus; não sabem pois, como merecidamente louvar todos os Teus milagres, que foram nos mostrados por Teu santo Ícone: ainda no caminho para a terra russa fizeste milagres, ordenando ao piedoso Manuel que pagasse aos infiéis que impediam a passagem do santo ícone para a terra russa, e devolveu-lhe em dobro. Nós, admirados, fielmente exclamamos:

Alegra-te! Manancial inesgotável de milagres; Alegra-te! doadora de toda a piedade.

Alegra-te! Sempre cálida intercessora perante Deus; Alegra-te! Tesouro da Providencia Divina para conosco.

Alegra-te! Refugio dos desaventurados; Alegra-te! Consolo dos aflitos.

Alegra-te! Cura dos enfermos; Alegra-te! Fortalecimento dos fracos.

Alegra-te! Intercessão das viúvas; Alegra-te! Mãe misericordiosa dos órfãos.

Alegra-te! Conversão dos perdidos para o caminho da verdade; Alegra-te! Invocação dos pecadores ao arrependimento.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.

 

Kondákio X

Querendo salvar muitas pessoas das desgraças e tristezas, Mãe de Deus, fazes fluir de Teu santo ícone uma inesgotável fonte de misericórdia ao nosso povo: Assim na cidade reinante de Moscou, apareces como Bondosa Guardiã a todos que se curvam diante de Ti, ajudando-os prontamente. E no novo mosteiro de Íveron, fazes fluir de Teu ícone fontes de graças, e em outras cidades, mosteiros e lugares atendes aos pedidos saudáveis de todos que Te veneram. Portanto glorificando a Deus, que nos deu tamanha graça, clamamos a ele: Aleluia.

 

Íkos X

Tu és um muro aos monásticos, e a todos que a Ti recorrem, Mãe de Deus! Pois o Criador do céu e da terra se instalou em Teu ventre virginal, e ensinou a todos que zelam pela pureza e castidade a exclamar-te:

Alegra-te! Vaso eleito da virgindade; Alegra-te! puríssima imagem da castidade.

Alegra-te! Morada da concepção sem sêmen; Alegra-te! Noiva não desposada.

Alegra-te! Progenitora do semeador da pureza; Alegra-te! Tu que uniste os fiéis a Deus.

Alegra-te! Pronta ajuda na tempestade das tentações; Alegra-te! Tu que repeles os intentos do inimigo.

Alegra-te! Tu que afugentas as trevas das paixões danosas para as almas; Alegra-te! Tu, que purificas os pensamentos.

Alegra-te! Tu que ensinas a desdenhar as doçuras terrenas; Alegra-te! Tu, que diriges ao alto nossas mentes e nossos corações.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abres as portas do paraíso aos fieis.

 

Kondákio XI

Qualquer hino é insuficiente para descrever a infinita magnitude de Tua misericórdia, Senhora Nossa, Mãe de Deus, mesmo que nossos hinos fossem numerosos como a areia do mar, não estaríamos fazendo nada digno do que dás aos que a Ti exclamam: Aleluia!

 

Íkos XI

Contemplamos o santo ícone da Mãe de Deus, que como um círio pleno de luz apareceu aos que estão na trevas, recebendo o fogo imaterial de graça, iluminando todos com os raios dos milagres, ensinando a clamar assim à Bendita:

Alegra-te! Pronta ajuda em todas as necessidades; Alegra-te! Pronto consolo nas tristezas.

Alegra-te! Pois salva-nos do fogo, da espada e da invasão dos estrangeiros; Alegra-te! Tu, que nos livras da fome e da morte vã.

Alegra-te! Tu que nos preserva da praga e aniquilação mortal; Alegra-te! Súbita ajuda aos que sofrem no caminho, sobre a terra e sobre as águas.

Alegra-te! Cura das feridas da alma e do corpo; Alegra-te! Pois pegas em Tuas mãos aqueles que foram deixados pelos médicos.

Alegra-te! Bondoso consolo de todos o aflitos e oprimidos; Alegra-te! pois não deixas de lado os desdenhados e repudiados.

Alegra-te! Pois resgatas os desesperados do abismo da perdição; Alegra-te! Pois não deixas a mim, despido de boas ações, sem Tua proteção e intercessão.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.

 

Kondákio XII

Quando o Remissor das dividas dos homens quis dar-nos a absolvição dos antigos pecados, veio aos que tinham se distanciado de Sua graça, e rasgando o manuscrito, deu-nos a forte intercessão bendita por Deus, para que cantemos com as orações Dela: Aleluia!

 

Íkos XII

Cantando os Teus milagres, a nós manifestados nesta vida, Te glorificamos Mãe de Deus, como uma fonte inesgotável de misericórdia. Mas prostrando-nos diante de Ti diante de Teu milagroso ícone, rogamos humildemente, sejas nosso amparo e proteção no dia de nosso falecimento e quando devemos nos apresentar diante o temível trono de Teu Filho para o terrível julgamento, para que exclamemos:

Alegra-te! Tu, que estas em glória sentada junto ao trono de Teu Filho e de lá lembraste de nós; Alegra-te! Pois reinas eternamente com teu Filho, e intercedes por nós.

Alegra-te! Pois Tu dás um final de vida sem provações; Alegra-te! Pois Tu nos prepara um final pacífico e indolor.

Alegra-te! Nossa libertação dos amargos tormentos; Alegra-te! libertação nossa do poder do príncipe das trevas.

Alegra-te! Pois por Ti não são lembrados nossos pecados; Alegra-te! Nossa esperança no Senhor de uma vida bem-aventurada.

Alegra-te! Pois para aqueles que em Ti confiam preparas um lugar à direita de Teu Filho; Alegra-te! Tu, que nos fazes dignos de ouvir a abençoada voz d’Aquele que promete herança do reino celestial.

Alegra-te! Bondosa Mãe, pois permites que vivam junto contigo àqueles que Te honram; Alegra-te! Forte esperança da eterna salvação de todos os cristãos.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.

 

Kondakio XIII

Oh, Mãe entoada por todos nós, Senhora Santíssima Virgem, Mãe de Deus! Proteja-nos pois ofertamos, humildemente, com lágrimas, essas pequenas orações diante de Tua Puríssima imagem e depositamos toda a nossa esperança e toda a nossa confiança em Ti, e livra-nos de todos os males e dificuldades desta vida, e de sofrimentos futuros, para que salvos por Ti exclamemos: Aleluia, aleluia, aleluia!

 

Este Kondákio lê-se três vezes, após Íkos I (Quando foste escolhida) e em seguida Kondákio I (Oh! Excelsa Generalíssima).

 

Íkos I

Quando foste escolhida para o serviço apostólico na terra de Ivéria, um anjo predecessor foi enviado a Mãe de Deus dizendo : Não deixes Jerusalém, a escolha que Te coube será iluminada em dias posteriores, Tu deves empenhar-te na terra que Deus Te indicar, assim Te clamamos:

Alegra-te! pois por Ti anunciou-se o Evangelho; Alegra-te! pois por Ti foi suprimida a sedução da idolatria

Alegra-te! pois por Ti o poder do príncipe das trevas foi destruído; Alegra-te! pois por Ti o reino de Cristo foi fundamentado.

Alegra-te! pois por Ti foram envocados para a luz do Evangelho aqueles que caíram nas trevas da idolatria ; Alegra-te! pois por Ti fomos trazidos da escravidão ao demфnio para a liberdade da Glória dos filhos de Deus

Alegra-te! Serva constante do Teu Filho e Deus; Alegra-te! Pois por tua obediência eximiu a desobediência de Eva

Alegra-te! Incomparável virtude; Alegra-te! Profunda humildade de sabedoria

Alegra-te! pois por Ti os infiéis conhecem o Criador; Alegra-te! pois por Ti os fiéis foram adotados pelo Pai.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.

 

Kondákio I

Oh! Excelsa Generalíssima, Oh! Soberana nossa Mãe de Deus, nós teus servos, ofertamos a Ti os cвnticos de louvor, já que com o advento de Tua venerável imagem ganhamos escudo forte, muralha inconquistável e Guardiã vigilante, Tu, que possuís o poder invencível, nos cubra e proteja, Oh! Soberana, de todos os inimigos visíveis e invisíveis e livra-nos de todos os males espirituais e corporais para que a Ti envoquemos :

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.

 

Oração a Santíssima Mãe de Deus

A quem clamarei, Senhora, a quem recorrerei na minha aflição senão a Ti, Rainha Celestial? Quem escutará meu pranto e receberá minhas lamentaçхes senão Tu, Imaculada, esperança dos cristãos e refugio de todos nós, pecadores? Quem além de Ti nos defenderá nas desgraças? Ouve os meus lamentos e inclina a mim Teu ouvido, Senhora Mãe de Deus, Rainha Celestial. Não desprezes aqueles que buscam Tua ajuda e não rechaces a mim, pecador. Ensina-me a cumprir a vontade de Teu Filho, e concede-me o desejo de praticar Seus santos mandamentos.

Mesmo que eu me queixe nas minhas penúrias e seja de pouca fé, não te apartes de mim seja meu manto protetor e ampara-me.

Por Tua intercessão, fazei desaparecer meus pecados; protege-me dos meus inimigos visíveis e invisíveis; abranda os coraçхes dos que estão contra Mim e esquenta-os com o amor de Cristo.

Concede a mim fraco, Tua poderosa ajuda para vencer minhas paixхes pecaminosas e para que com arrependimento e vida emendada seja eu purificado; concede-me que o rasto de minha peregrinação por esta vida terrena transcorra sem pecado e em obediência а Igreja de Teu Filho. E na hora de minha morte assiste-me, Oh! esperança dos cristãos Confirma minha fé naquele penoso dia e no momento final, e no depois de minha partida eleva tua poderosa oração por mim, para que o Senhor tenha piedade de mim e me conceda participar das infinitas alegrias, pelos séculos dos séculos. Amém.

 


Publicação da Catedral Ortodoxa de São Nicolau

Rua Tamandaré, 710 - Aclimação

São Paulo - S.P. Brasil

Copyright

Direitos Autorais Reservados

Em memória de

José Cortez-Muñoz

# 31-X-1997

 

Tradução: padre Constantino Bussyguin

Editoração e revisão: Zlata Hvanov

Ana Coser

 

(Akathisto_p.doc, 03-07-2000)