Pequeno Livro

de

Orações Ortodoxo

 


I n d i c e: Orações da Manha. Orações da Tarde. Orações Da Noite. Preparação Para A Comunhão. Agradecimento Pela Comunhão. Akatist.


 

Orações da Manhã

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Glória a Ti, ó Senhor, Deus nosso, glória a Ti.

Senhor, sê misericordioso para comigo pecador.

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pelas orações de Tua Mãe Santíssima e todos os Santos, tem misericórdia de nós. Amém.

Ó Rei Celestial, Consolador, Espírito da Verdade, que estás presente em todo lugar e tudo preenches. Tesouro dos bens e Doador da Vida, vinde e habita em nós e purifica-nos de todas impurezas e salva, Ó Bondoso, as nossas almas.

Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal, tem piedade de nós. (3 vezes).

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Santíssima Trindade, tem piedade de nós; Senhor, purifica-nos de nossos pecados; Soberano, perdoa as nossas faltas; Santo vinde e cure as nossas enfermidades, pela gloria de Teu Nome.

Senhor, tem piedade (3 vezes).

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Pai nosso, que estás nos Céus, santificado seja o Teu nome, venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos as nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do maligno.

Porque Teu é o Reino, o poder e a glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Tendo-nos levantado do sono, adoramos-Te, ó Senhor e cantamos-Te o hino angelical; Santo, Santo, Santo És, ó Deus, pela Santíssima Virgem, tem misericórdia de nós.

Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo.

Tu que me ergueste do sono, Senhor, ilumina a minha mente e abra a minha boca para que eu Te glorifique, ó Santíssima Trindade: Santo, Santo, Santo És, ó Deus, pela Santíssima Virgem: tem misericórdia de nós.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

O Juiz virá repentinamente e as obras de cada um aparecerão, porém invocamos-Te com temor. Santo, Santo, Santo És, ó Deus, pela Santíssima Virgem, tem piedade de nós.

Tendo-me levantado do sono, agradeço a Ti Santíssima Trindade, que por Tua benevolência e paciência, não Te aborreceste comigo, pecador e preguiçoso, nem me abandonaste nos meus infortúnios; mas pela Tua inefável bondade, me ergueste da lascividade, para que eu possa glorificar e santificar Tua grandeza. Agora, então, ilumina os olhos da minha mente, abra a minha boca para que eu possa aprender Tuas palavras e entender Teus mandamentos; para praticar a Tua vontade, adorar-Te e glorificar-Te de coração, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Senhor, tem piedade. (12 vezes).

Vinde adoremos ó Rei nosso Deus!

Vinde adoremos e prostremo-nos perante Cristo Rei e nosso Deus!

Vinde adoremos e prostremo-nos unicamente perante Cristo Rei e Deus nosso.

Salmo 50

Tem piedade de mim, ó Deus, segundo Tua grande misericórdia; e, segundo a multidão das Tuas clemências, apaga a minha iniqüidade. Lava-me da minha culpa e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço a minha maldade, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra Ti só, e fiz o mal diante dos Teus olhos, para que sejas encontrado justo nas Tuas palavras e venças quando fores julgado. Eis que fui concebido em iniqüidades, e minha mãe concebeu-me no pecado. Eis que Tu amaste a verdade e me revelaste o segredo e o mistério da Tua sabedoria. Tu me borrifarás com o hissopo e serei purificado; lavar-me-ás e me tornarei mais branco que a neve. Tu me farás ouvir uma palavra de gozo e alegria, regozijar-se-ão meus ossos humilhados. Aparta o Teu rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova nas minhas entranhas um espírito reto. Não me arremesses da Tua presença e não tires de mim Teu Espírito Santo. Dá-me a alegria da Tua salvação e conforta-me com um Espírito magnânimo. Ensinarei aos iníqüos Teus caminhos e os ímpios se converterão a Ti. Livra-me do sangue, Deus, Deus da minha salvação, e minha língua exaltará a Tua justiça. Senhor, abrirás os meus lábios, e a minha boca anunciará os seus louvores. Porque, se quisesses um sacrifício, eu o teria aferecido; mas tu não te comprazes com holocaustos. 0 sacrifício digno de Deus é um espírito compungido; não desprezarás, ó Deus, um coração contrito e humilhado. Senhor, sê benigno com Sião por Tua boa vontade, para que se edifiquem os muros de Jerusalém. Então aceitarás os sacrifícios legítimos, as aferendas e os holocaustos; então sobre Teu altar novilhos serão colocados.

Símbolo da Fé

Creio em um só Deus, Pai Onipotente, Criador do Céu e da Terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos. Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado e não feito, consubstancial ao Pai, por Quem foram feitas todas as coisas. O Qual, por causa de nós homens e por causa de nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo e da Virgem Maria e se fez homem. E foi crucificado por nossa causa, sob o poder de Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E subiu aos céus e está sentado à direita do Pai e novamente virá com glória para julgar os vivos e os mortos, e cujo Reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor Vivificante, que do Pai procede e que é juntamente com o Pai e o Filho adorado e glorificado, e que falou pelos profetas. E na Igreja Una, Santa, Universal e Apostólica. Confesso um só batismo para a remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos e a vida do século futuro. Amém.

 

Ave Maria, cheia de graça, Virgem Mãe de Deus, o Senhor está contigo, bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do Teu ventre, porque geraste o Salvador de nossas almas.

Salva, Senhor, o Teu povo e abençoa a Tua herança; dá a vitória aos cristãos ortodoxos contra os inimigos e guarda o Teu povo pelo poder da Tua Cruz.

Anjo de Deus, meu Santo protetor, enviado do Céu por Deus para me guardar, peço-Te com fervor que me ilumines agora e me protejas contra todo o mal, orientando-me para todas as boas ações e levando-me pelo caminho da salvação. Amém.

Ao despertar do sono, a Ti recorro, Soberano Senhor Deus da bondade e peço: ajuda-me todo o tempo e em todas as coisas e livra-me de toda má ação e de todas as tentações do demônio. Salva-me e leva-me para o Teu Reino eterno, porque Tu És o meu Criador e Dispensador de todos os bens. Em ti ponho toda aminha esperança e a Ti canto os meus louvores, agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém.

Oração ao Santo

do nosso nome

Intercede por mim junto a Deus, São/Santa (nome....), porque, confiante, espero Tua pronta ajuda e intercessão pela minha alma.

Oração

dos monges de Optina

Senhor! conceda-me a graça de saber aceitar tudo que venha acontecer neste dia que se inicia. Permita que eu me entregue completamente à Tua santa vontade em todo momento deste dia. Ajuda-me e orienta-me em tudo em todos os meus atos e palavras. Guia meus pensamentos e sentimentos em todos os casos inesperados. Não permita que eu me esqueça que tudo vem de Ti. Ensina-me a agir corretamente com cada membro da minha família para que não ofenda e não magoe ninguém. Senhor, dá-me forças para superar o cansaço deste dia, e suportar tudo o que hoje venha acontecer. Dirija a minha vontade, e ensina-me a rezar, ter fé, esperança, paciência, saber perdoar e amar. Amém.

Oração pelos Vivos

Salva, Senhor, e tem piedade do meu pai espiritual (nome), de meus pais, parentes, mestres e benfeitores (dizer os nomes de quem desejar), de meus amigos e inimigos, de todos os cristãos ortodoxos e de todos que me pedem, a mim indigno, de rezar por eles.

Oração pelos Mortos

Concede o repouso, Senhor, às almas de Teus servos falecidos (nomes), de todos os meus parentes, benfeitores, amigos e inimigos falecidos e perdoa-lhes todas as suas faltas voluntárias e involuntárias e dá-lhes o Reino dos Céus.

Orações da Tarde

Oração antes do Estudo

Senhor misericordiosíssimo, envia-nos a graça do Teu Espírito Santo que nos dá a compreensão e revigora as nossas forças espirituais para que ouçamos com atenção as coisas que nos são ensinadas, podendo assim crescer para TI, nosso Criador, para a alegria de nossos pais e para o bem da Igreja e da nossa Pátria.

Oração depois do Estudo

Agradecemos-Te, nosso Criador, por nos ter concedido a Tua graça para aprendermos as lições. Abençoa nossos mestres, pais e todos os que nos ensinam a conhecer o bem e dá-nos a saúde e as forças necessárias para continuarmos aprendendo.

Oração antes das Refeições

Os olhos de todos estão voltados para Ti, Senhor, e Tu dás a todos o alimento no tempo oportuno, abrindo a Tua mão bondosa para encher todos os seres vivos de bênçãos. (ou o Pai Nosso).

Oração para

depois das Refeições

Agradecemos-Te, Cristo nosso Deus, por nos ter alimentado com os alimentos que a Terra produz; não nos prive do Teu Reino celeste, nosso Salvador, mas como vieste aos Teus apóstolos e lhes deste a Paz, assim também venha a nós e nos salve.

Orações da Noite

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Glória a Ti, ó Senhor, Deus nosso, glória a Ti.

Senhor, sê misericordioso para comigo pecador.

Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, pelas orações de Tua Mãe Santíssima e todos os Santos, tem misericórdia de nós. Amém.

Ó Rei Celestial, Consolador, Espírito da Verdade, que estás presente em todo lugar e tudo preenches. Tesouro dos bens e Doador da Vida, vinde e habita em nós e purifica-nos de todas impurezas e salva, o Bondoso, as nossas almas.

Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal, tem piedade de nós. (3 vezes).

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Santíssima Trindade, tem piedade de nós; Senhor, purifica-nos de nossos pecados; Soberano, perdoa as nossas faltas; Santo vinde e cure as nossas enfermidades, pela glória de Teu Nome.

Senhor, tem piedade. (3 vezes).

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Pai nosso, que estás no Céus, santificado seja o Teu Nome, venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos a nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do maligno.

Porque Teu é o Reino, o poder e a glória, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Senhor, nosso Deus, perdoa-me todas as minhas faltas que cometí hoje em pensamentos, palavras e obras, porque Tu És misericordioso e benevolente. Dá-me um sono calmo e pacífico; envia-me o anjo da guarda para me proteger e amparar contra todo o mal, pois Tu És o protetor de minha alma e do meu corpo e por isso te glorifico Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre por todos os séculos dos séculos. Amém.

Preparação Para a

Comunhão

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Glória a Ti, ó Senhor, Deus nosso, glória a Ti.

Senhor, sê misericordioso para comigo pecador.

Pelas orações de nossos santos Padres, ó Deus nosso Senhor Jesus Cristo, tem piedade de nós. Amém.

Ó Rei Celestial, Consolador, Espírito da Verdade, que estás presente em todo o lugar e tudo preenches, Tesouro dos bens e Doador da vida, vinde e habita em nós e purifica-nos de todas as impurezas e salva, ó Bondoso, as nossas almas.

Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal tem piedade de nós. (3 vezes).

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém.

Santíssima Trindade, tem piedade de nós; Senhor, purifica-nos de nossos pecados; Soberano, perdoa as nossas faltas; Santo, vinde e cure as nossas enfermidades, pela glória de Teu Nome.

Senhor, tem piedade. (3 vezes).

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém.

Pai nosso que estás no Céus, santificado seja o Teu Nome, venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na Terra, como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos a nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do maligno.

Porque Teu é o Reino, o poder e a glória, Pai, Filho, Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Senhor, tem piedade. (12 vezes).

Vinde, adoremos o Rei, nosso Deus!

Vinde, adoremos e prostremo-nos perante Cristo Rei e nosso Deus!

Vinde, adoremos e prostremo-nos unicamente perante Cristo Rei e Deus nosso!

Salmo 22

O Senhor é meu pastor, nada me faltará; colocou-me num lugar de pastos. Conduziu-me à água fortificante; converteu a minha alma. Levou-me por veredas de justiça por causa do Seu Nome. Por isso, ainda que ande no meio da sombra da morte, não temerei males, porque estás comigo. Tua vara e Teu báculo me consolaram. Preparaste uma mesa diante de mim à vista daqueles que me perseguem. Ungiste com óleo a minha cabeça e quão precioso é o meu cálice que embriaga! Tua misericórdia irá após de mim todos os dias de minha vida, a fim de que eu habite na casa do Senhor durante longos dias.

Salmo 23

Do Senhor é a Terra e tudo o que ela encerra; a redondeza da Terra e todos que a habitam. Porque Ele fundou-a sobre os mares e a estabeleceu sobre os rios. Quem subirá ao monte do Senhor? Ou quem estará no lugar santo? O inocente de mãos e limpo de coração. O que não entregou à vaidade a alma, nem fez juramentos dolosos ao próximo. Este receberá a benção do Senhor, e a misericórdia de Deus, seu Salvador.

Tal é a geração dos que O buscam, dos que buscam a face de Deus de Jacó. Levantai, ó príncipes, as vossas portas, levantai-vos, ó portas eternas e entrará o Rei da glória. Quem é este Rei da glória? É o Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso nas batalhas. Levantai, ó príncipes, as vossas portas, levantai-vos, ó portas eternas e entrará o Rei da glória. Quem é este Rei da glória? O Senhor das virtudes, esse é o Rei da glória.

Salmo 115

Eu cri, por isso falei, mas estive na última humilhação. Eu disse no meu abatimento extremo: todo o homem é mentiroso. Que darei em retribuição ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor, diante de todo o Seu povo. É preciosa aos olhos do Senhor a morte dos Seus santos. Ó Senhor, eu sou o Teu servo, e sou Teu servo e filho da Tua escrava. Quebraste minhas cadeias; eu Te oferecerei uma hóstia de louvor e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor diante de todo o Seu povo, nos átrios da casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo agora e sempre e peloa todos os séculos dos séculos. Amém.

Aleluia, aleluia, aleluia, glória a Ti, ó Senhor. (3 vezes).

Ó Senhor, que nasceste da Virgem, livra-me da iniquidade e limpa meu coração, tornando-o templo dos Teus preciosos Corpo e Sangue, e, pela Tua infinita benevolência, não me afaste do Teu rosto.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como posso eu, indigno, ter a comunhão dos Teus sagrados Dons? Se, porventura, tentar aproximar-me com os dignos, minhas vestes me denunciariam, pois não são nupciais, e trará julgamento à minha alma pecadora. Purifica, Senhor, as máculas de minha alma e salva-me, ó Benevolente.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

São muitos e inúmerosos meus pecados, ó Virgem pura, mas recorro a Ti, implorando a salvação: visita esta minha alma atribulada e interceda a Seu Filho e nosso Deus, para que me dê o perdão das minhas maldades, ó única abençoada.

Salmo 50

Tem piedade de mim, ó Deus, segundo Tua grande misericórdia; e, segundo a multidão das Tuas clemências, apaga a minha iniquidade. Lava-me da minha culpa e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço a minha maldade, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra Ti só, e fiz o mal diante dos Teus olhos, para que sejas encontrado justo nas Tuas palavras e venças quando fores julgado. Eis que fui concebido em iniquidade, e minha mãe concebeu-me no pecado. Eis que Tu amaste a verdade e me revelaste o segredo e o mistério da Tua sabedoria. Tu me borrifarás com o hissopo e serei purificado; lavar-me-ás e me tornarei mais branco que a neve. Tu me farás ouvir uma palavra de gozo e alegria, regozijar-se-ão meus ossos humilhados. Aparta o Teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidade. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova nas minhas entranhas um espírito reto. Não me arremesses da Tua presença e não tires de mim Teu Espírito Santo. Dá-me a alegria da Tua salvação e conforta-me com um espírito magnânimo. Ensinarei aos iníquos Teus caminhos e os ímpios se converterão a Ti. Livra-me do sangue, Deus, Deus da minha salvação, e minha língua exaltará a Tua justiça. Senhor, abrirás os meus lábios e a minha boca anunciará os Teus louvores. Porque, se quisesses um sacrifício, eu o teria oferecido; mas Tu. não Te comprazes com holocaustos. O sacrifício digno de Deus é um espírito compungido; não desprezarás, ó Deus, um coração contrito e humilhado. Senhor, sê benigno com Sião por Tua boa vontade, para que se edifiquem os muros de Jerusalém. Então aceitarás os sacrifícios legítimos, as oferendas e os holocaustos; então sobre o Teu altar novilhos serão colocados.

Senhor, tem piedade. (40 vezes).

Ó tu, que desejas tomar o fogo - o Corpo do Soberano - aproxima-te com temor, para que não te queimes. Desejando unir-te ao Divino Sangue, apazigua-te antes com os teus ofensores. E, então, aproxima-te do banquete.

(Antes da comunhão dos sublimes Mistérios do vivificante Corpo do Soberano, diga com temor o que se segue).

Oração de São Basílio o Grande

Senhor Jesus Cristo, nosso Deus Soberano, fonte da vida e imortalidade, Criador de todos os seres visíveis e invisíveis, Filho eterno e unigénito de Deus eterno, que pela Tua inefável benevolência desejaste nos últimos dias Te revestir de corpo, ser crucificado e sepultado por causa de nós, indignos e maldosos, e renovar com Teu Sangue, nossa natureza corroída pelo pecado: Tu, Rei imortal, receba a penitência deste pecador, reclina-Te para mim e ouve-me: pequei, Senhor, pequei perante o Céu e perante Ti, e já não sou digno de olhar para as alturas de Tua glória. Enfureci Tua bondade, transgredi as Tuas leis e desobedeci Tua vontade. Mas Tu, Bondoso Senhor, paciente e misericordiosíssimo, não me deixaste perecer com toda a minha iniquidade, sempre aguardando o meu arrependimento. Tu disseste, ó Senhor, a Teus profetas: Não desejo a morte do pecador, mas que ele se arrependa e viva eternamente. Tu não desejas, ó Soberano, que a obra de Tuas mãos pereça, nem Te apetece a perdição do homem, mas desejas que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Por isso e eu, mesmo sendo indigno do Céu, da Terra e desta vida passageira, pois estou submerso no pecado, afundado nas paixões e maculei a Tua imagem. Porém sou obra e criatura de Tuas mãos e por isso não me desespero da salvação, mas me entrego todo à Tua infinita misericórdia. Receba-me, ó Senhor benevolente, como recebeste a meretriz, o ladrão, o publicano e o pecador, e perdoa todos os meus pesados pecados, Tu que redimiste os pecados do mundo, que curas as doenças dos sofredores; que chamas a Si os trabalhadores e sofredores e os consolas; que vieste para chamar não os justos, mas os pecadores para o arrependimento e penitência. Limpa-me de toda a iniquidade do corpo e da alma, e ensina-me a praticar a santidade do Teu temor. E, tendo assim, limpa a consciência, e recebendo os Teus Santos Dons, me junte aos Teus Santíssimos Corpo e Sangue e tenha a Ti vivendo em mim com o Pai e o Teu Espírito Santo. Ó Senhor Jesus Cristo, Deus meu, que esta comunhão dos Teus Santos Dons não seja para meu juízo, nem para enfraquecimento do corpo e da minha alma, pois sei que estou recebendo-Os indignamente. Porém, Senhor, até o meu último suspiro permita-me receber sem condenação os Teus Santos Mistérios, unir-me ao Espírito Santo, receber a vida eterna e uma sentença favorável no Teu Juízo Final. Para que, assim, eu esteja entre os Teus escolhidos e seja participante dos bens eternos, que preparaste, Senhor, para que os que Te amam, nos quais És bendito por todos os séculos. Amém.

Oração de São João Crisóstomo

Creio, Senhor e confesso, que em verdade Tu És Cristo, Filho de Deus vivo e que vieste ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Creio ainda que este é o Teu Puríssimo Corpo e que este é o Teu próprio precioso Sangue.

Suplico-Te, pois, tem misericórdia de mim e perdoa-me as minhas faltas voluntárias e involuntárias, que cometi por palavras ou ações, com conhecimento ou por ignorância, e concede-me sem condenação receber Teus puríssimos Mistérios para remissão dos pecados e para a vida eterna. Amém.

Da Tua Ceia Mística, aceita-me hoje como participante, ó Filho de Deus; pois não revelarei o Teu Mistério aos Teus inimigos, nem Te darei o beijo como Judas, mas como o ladrão me confesso: lembra-Te de mim, Senhor, no Teu Reino, Que não seja para meu juízo ou condenação, a recepção de Teus Santos Mistérios, Senhor, mas para a cura da alma e do corpo.

Orações depois

da Comunhão

Glória a Ti, o Deus! (3 vezes).

Primeira Oração

Agradeço-Te, ó Senhor meu Deus, por não teres rejeitado, a mim pecador, mas tornaste-me compartilhante de Teus Santos Mistérios.

Agradeço-Te por teres me permitido, embora indigno, receber (comungar) os Teus Puríssimos Dons Celestiais. Porém, Senhor Benevolente, que morreste e ressuscitaste por nossa causa, e destenos estes temíveis e Vivificantes Mistérios para o bem e Santificação de nossas almas e corpos, concede para que em mim eles sejam para a cura do corpo e da alma, para a libertação de todo o inimigo, para a iluminação dos olhos do meu coração, para a paz das minhas forças espírituais, para uma fé inquebrável, para um amor sincero, plenitude da sabedoria, cumprimento os Teus mandamentos, aumento da Tua Divina Graça e ajuntar-me ao Teu Reino; para que mantido por Eles na Tua Santidade, sempre me lembre da Tua graça e não viva mais para mim, mas para Ti, nosso Soberano e Benfeitor. E assim, ao partir desta vida na esperança da vida eterna, possa alcançar o descanso eterno onde é constante a voz dos que se rejubilam e incessante a felicidade dos que contemplam a beleza indizível de Tua face.

Pois Tu És, ó Cristo nosso Deus, o desejo verdadeiro e a felicidade inefável dos que Te amam, e a Ti louva toda a criação por toda a eternidade. Amém.

 

Segunda Oração

(de São Basilio o Grande)

O Cristo Deus Soberano, Rei dos séculos e Criador de todas as coisas, agradeço-Te por todos os bens que me tens dado e pela comunhão dos Teus Puríssimos e Vivificantes Mistérios. Rogo-Te, misericordioso e amante da humanidade, guardame sob a Tua proteção, à sombra de Tuas asas, e conceda-me com consciência pura, até o meu último suspiro, receber dignamente os Teus Santos Dons, para a remissão dos pecados e alcançar a vida eterna. Pois Tu És o Pão da Vida, a Fonte da Santidade, Doador dos bens: a Ti rendemos glória, juntamente com o Pai e o Espírito Santo, agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém.

Terceira Oração

(de São Simeão Metafrastes)

Por Tua vontade me deste o Teu Corpo em alimento, ó Fogo que consome os indignos, não me consumas, o meu Criador. Porém, entra em meus membros, em todo o meu ser, no coração e na alma. Queima os espinhos de todos os meus pecados. Purifica a alma, santifica os pensamentos, firma as ligaduras juntamente com os ossos. Ilumina os meus sentidos, fixa todo o meu ser no Teu temor. Guarda, protege e livra-me sempre de toda ação ou palavra destruidora da alma. Purifica-me, lava e adorna: torna-me bondoso, compreensivo e iluminado. Faça-me morada somente de Teu Espírito, e nunca a do pecado. Que desta Tua casa, pela entrada da Comunhão, fuja, como do fogo, todo o mal e todo o vício. Ponho diante de Ti as orações de todos os santos, das potestades angelicais, do Teu precursor, dos sábios apóstolos, juntamente com Tua pura e imaculada Mãe, cujas preces, ó Cristo meu, aceita com compaixão e faze deste Teu servo um filho da luz. Somente Tu trazes, ó Bondoso, a santidade e a luz às nossas almas, e diariamente nós te rendemos a glória, que a Ti é devida com Deus e Senhor.

Quarta Oração

Que o Teu Santo Corpo seja para a minha vida eterna, ó Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, o Teu Precioso Sangue para a remissão dos pecados. Que seja este agradecimento para minha alegria, saúde e satisfação, e no dia do Teu terrível segundo advento permita-me ficar à mão direita da Tua glória, pelas orações de Tua Mãe puríssima e de todos os santos.

Quinta Oração

Santíssima Soberana, Mãe de Deus, luz de minha alma obscurecida, minha esperança, abrigo e refúgio, minha consolação e alegria minha; agradeço-Te por teres permitido, que embora eu indigno, recebesse o puríssimo Corpo e preciosíssimo Sangue de Teu Filho. Tu, de quem nasceu a Verdadeira Luz, ilumina os olhos da sabedoria de meu coração. Tendo dado nascimento à Fonte da Imortalidade, renova minha vida, morta pelo pecado. Bondosa Mãe de Deus misericordioso, tem misericórdia de mim e dá-me humildade em meus pensamentos, coração contrito e devoção e liberdade à minha mente escravizada. Torna-me digno, até meu último suspiro, de receber sem condenação a satisfação destes Puríssimos Sacramentos, para a cura da alma e do corpo. E dá-me lágrimas de arrependimento e confissão, para que eu possa louvar-Te e glorificar-Te todos os dias de minha vida, porque Tu És bendita e gloriosa por todos os séculos. Amém.

Agora Senhor, deixas ir em paz o Teu servo, segundo a Tua palavra. Porque os meus olhos viram a Tua salvação que preparaste ante a face de todas as nações. Luz para a iluminação dos povos e glória de Teu povo Israel.

Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal, tem piedade de nós. (3 vezes).

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Santíssima Trindade, tem piedade de nós; Senhor, purifica-nos de nossos pecados; Soberano, perdoa nossas faltas; Santo, vinde e cura as nossas enfermidades, pela glória de Teu Nome.

Senhor, tem piedade. (3 vezes).

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Pai nosso que estás no Céus, santificado seja o Teu Nome, venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

Pois Teu é o Reino, o Poder e a Glória do Pai e do Filho e do Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

De Teus lábios como iluminação do fogo, brilhou a Graça e iluminou o mundo; não procurou para o mundo dos tesouros da avareza, mas mostrou-nos a altura da humildade. Ó Pai João Crisóstomo, cujas palavras nos instruíram, roga ao Verbo Cristo Deus, que as nossas almas sejam salvas.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

Do Céu recebeste a graça Divina e por Teus lábios ensinas a todos a adorar o único Deus na Trindade. Ó João Crisóstomo, Santo e bem aventurado, dignamente te louvamos, Tu és nosso mestre; pois mostra-nos as coisas divinas.

Agora e sempre, e pelos séculos do séculos. Amém.

Firme Protetora dos cristãos, constantemente intercedendo junto ao Criador, não desprezes o apelo dos pecadores; mas na Tua bondade ajuda-nos, a nós que confiadamente clamamos por Ti. Sê solícita em ouvir as nossas petições, pronta em defender-nos, ó Mãe de Deus, que sempre proteges àqueles que te veneram.

Senhor, tem piedade. (12 vezes).

Mais honorável que os Querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins, que ao Verbo de Deus déste nascimento sem mácula, És verdadeiramente, ó Mãe de Deus, e nós Te exaltamos.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo agora e sempre e pelos séculos dos séculos: Amém.

Senhor tem piedade. (3 vezes).

Abençoai.

Sacerdote: Que Cristo nosso verdadeiro Deus, ressuscitado dos mortos, pelas orações de Sua Puríssima Mãe, de nosso Pai São João Crisóstomo, Arcebispo de Constatinopla e de todos os Santos, tenha piedade de nós e nos salve, pois Ele é infinitamente bom e nos ama. Amém.

 

*** *** ***

Akafisto de Virgem Maria

Kondakio 1

 

Oh! Preferida Generalíssima, Oh! Senhora nossa Mãe de Deus, nós teus servos, ofertamos a Ti cânticos de louvor, já que com o advento de Tua venerável imagem ganhamos escudo forte, muralha inconquistável e Guardiã vigilante, Tu, que possuís poder invencível, cubra e nos proteja, Oh! Senhora, de todos os inimigos visíveis e invisíveis e livrai-nos de todos males espirituais e corporais para que a Ti envoquemos. Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.

Ikos 1

Quando foste escolhida para o serviço apostólico na terra de Ivéria, um anjo predecessor foi enviado a Mãe de Deus dizendo: Não deixe Jerusalém, a escolha que Te coube será iluminada em outros dias, Tu deves empenhar-te na terra que Deus Te indicar, assim Te clamamos:

Alegra-te! pois por Ti anunciou-se o Evangelho, alegra-te! pois por Ti foi suprimida a sedução da idolatria.

Alegra-te! pois por Ti o poder do príncipe das trevas foi destruído alegra-te! pois por Ti o reino de Cristo foi fundamentado.

Alegra-te! pois por Ti foram envocados para a luz do evangelho aqueles que caíram nas trevas da idolatria, alegra-te! pois por Ti os servidores do demônio foram levados à liberdade da Glória dos filhos de Deus.

Alegra-te! Serva constante de Teu Filho e Deus, alegra-te! Pois por tua obediência eximio a desobediência de Eva.

Alegra-te!Incomparável virtude, alegra-te! Incomparável humildade e sabedoria.

Alegra-te! pois por Ti os infiéis reconheceram o Criador, alegra-te! pois por Ti os fiéis foram adotados pelo Pai.

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.

 

 

Kondakio Vi

Fazendo de Gabriel um instrumento de Tua vontade disse-lhe Soberana: não vim para ser protegida por vos, mas para ser a vossa protetora não só agora como também no futuro, e eis aqui o sinal : enquanto contemplais no mosteiro Minha imagem, não faltará a graça e misericórdia do Meu Filho para que todos Lhe exclamem : Aleluia.

Ikos Vi

Resplandece grande alegria dos que ouviram Tua promessa, Oh! Mãe de Deus e a Ti Guardiã celeste, os monges com alegria ergueram a igreja ás portas do mosteiro e exclamaram assim:

Alegra-te! Nossa Protetora no presente, alegra-te! Nossa Intercessora no futuro.

Alegra-te! Tu, que ensina só temor a Deus, alegra-te! que nos indicas o caminho da virtude.

Alegra-te! Nossa audácia e esperança, alegra-te! Nossa confiança e proteção.

Alegra-te! pois inclinou a benevolência do Teu Filho sobre nós, alegra-te! Pois anuncias que a graça Dele permanecerá sempre conosco.

Alegra-te! Pois deu Tua Santa Imagem como garantia de Tua graça alegra-te! Pois outorgou a ela o dom miraculoso.

Alegra-te! Pois afastas do mosteiro todo o mal, alegra-te! Pois abres para nós a entrada de todo o bem

Alegra-te! Bondosa Guardiã que abre as portas do paraíso aos fiéis.

Kodakio Xiii

 

Oh, Mãe cantada por todos nós, Senhora Santíssima Virgem, Mãe de Deus! Proteja-nos pois oferecemos, humildemente, com lágrimas, essas pequenas orações diante de Tua Puríssima imagem e depositamos toda a nossa esperança e toda a nossa confiança em Ti, e livrai-nos de todos os males e dificuldades desta vida, e de sofrimentos futuros, para que salvos por Ti exclamemos:

Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Este Kondákio lê-se três vezes, após Ikos 1 (Quando foste escolhida) e em seguida Kondákio 1 (Oh! Preferida Generalíssimo).

Mãe de Deus e Mãe da Igreja

 

A Santíssima Genitora de Deus é honrada pela Igreja Ortodoxa como Intercessora por todo gênero cristão. Somente a Ela nós recorremos com a prece - "salve nos" ao passo que aos Santos restantes nós pedimos "orem a Deus por nós."

Dos dois lados das Portas Régias, que simbolizam a entrada do Reino Celeste, em cada templo ortodoxo numa posição idêntica, situam-se as imagens do Salvador e da Mãe de Deus, indicando e salientando, que o ingresso no Reino Celeste realiza-se somente por intermédio da Santíssima Virgem Maria. Também, demonstra-se que nada na Igreja realiza-se sem a Sua participação e intermediação, do que são testemunhas os inúmeros cantos e orações da Igreja Ortodoxa. Surge a pergunta : porque tamanha significância e tal o Seu poder? Geralmente, presumisse que tudo isso provém dos traços pessoais Dela e também pelo fato de Deus ter escolhido-A para ser a Mãe do Seu Filho encarnado. É conhecido e amplamente interpretado o sentido das palavras do Salvador na Cruz, quando Ele perfilhou São João Evangelista à Sua Mãe. No entender da Igreja isso sempre significou a perfilhação de toda gente de fé à Mãe de Deus.

Agora a questão focaliza-se num determinado ponto exato, adquirindo uma nova nuança. Em que sentido deve ser compreendida esta perfilhação? Metafórico-poético, figurado, ou moral, de um cunho ético? Ou então, no mais profundo existencial? A resposta, irmãos e irmãs, é evidente, é só prestar atenção. Nós comungamos o Corpo e Sangue de Cristo, que provém do puríssimo sangue da Mãe do Senhor Jesus Cristo. Consequentemente, unindo-se no Sacramento da Eucaristia a Cristo, nós entramos numa certa união com a Mãe de Deus. Esta união não pode ser entendida a não ser como filial. Em outras palavras, no Sacramento da Comunhão, nós, semelhante a Cristo, tornamo-nos filhos da Mãe de Deus, e não em algum sentido figurado, alegórico, mas no sentido real sacramental. Nós nos tornamos Seus filhos consangüíneos (pelo Sangue de Cristo).

Eis um mistério da Ortodoxia. Nele as feições da Abençoadíssima, pessoa da Sempre-Virgem Maria comunicam-se necessariamente àquele que tem fé sincera, bem como à Igreja Ortodoxa inteira. Estamos portanto, com razão, concluindo que Ela é a verdadeira Mãe de cada alma ortodoxa e Mãe da Igreja. Agora, então, tornasse compreensíveis as palavras do Salvador sobre a perfilhação de São João Evangelista e na pessoa dele, de todos homens de fé.

O povo russo, desde o tempo imemorável, sentia a maternidade da Virgem Maria com relação à Igreja e por isso chamou-A, como no seio da família, chamam a própria mãe - pela palavra carinhosa - "Matushka."

Go to the top


P25

Paroquía Da Santíssima Trindade

Da Diocese Brasileira, Da Igreja Ortodoxa Russa

Fora Da Rússia Rua Paratinguara,

151 - Vila Alpina - São Paulo - BRASIL

Fone: (011) 917.1932

Tradução: Rev. Arcipreste GEORGE PETRENKO

Editoração: Ana Berenice M. Baranov

Impressao: Copiadora Guanabara

(oracoes.doc, 11-11-99)