Orações

na celebração da

Santíssima Trindade

 

Traduzido por Olga Dandolo

 


Conteúdo: Vésperas de Pentecostes. Orações de Pentecostes.


 

Véspera de Pentecostes

A celebração das Vésperas de Pentecostes realiza-se logo após a liturgia. Sua principal particularidade é que a leitura das preces especiais de São Basílio O Grande, é feita de joelhos, de cabeça inclinada. Nessa missa a Igreja apela, por intermédio de cânticos e orações, para que os fiéis que estão rezando sejam dígnos de receber os dons valiosos da graça de Deus.

As Vésperas iniciam-se com a oração "Oh Rei Celestial," com a qual também iniciam-se outros ofícios. Mas nesse dia ela tem um significado especial para os fiéis, que relembram a descida do Espírito Santo Consolador. Durante a grande litânia o diácono (ou sacerdote) reza pelos que "esperam a graça do Espírito Santo" e "inclinam seus corações, ajoelhados diante de Deus," e suplicam para que Ele, "recebendo nossa inclinação ajoelhados, como o incenso," nos envie Suas graças e ajuda celeste.

Em seguida vem a oração "Deus, apêlo," realiza-se a entrada com o turíbulo, canta-se "Mundo Sereno" e é pronunciado o Prokimenon: "Quem é o grande Deus, como nosso Deus, Tu és Deus Que faz milagres." Logo após tanto o sacerdote quanto todos os fiéis ajoelham-se e concentrados, com sentimento profundo no coração, pedem a Deus sua renovação espiritual. Nesse instante o templo transforma-se naquele salão da antigüidade, no qual pela primeira vez desceu o Espírito Santo sobre os Apóstolos.

Eis o significado destas orações magníficas.

 

Primeira Oração

Puríssimo, inocente, Que não tens início, invisível, inimaginável, imutável, invencível, incomensurável, dócil Senhor, o único imortal, Que vives inacessível no mundo, Que criaste o céu e a terra, o mar e tudo que existe neles, Que dás a todos aquilo que Te pedem, antes de pedirem. A Tí oramos e rogamos Oh Mestre da humanidade, o Pai de nosso Senhor e Deus e Salvador nosso, Jesus Cristo, Quem por nós homens e para nossa Salvação desceu do céu e foi encarnado através do Espírito Santo e a Virgem Maria Santíssima, inicialmente tendo ensinado com palavras e depois mostrando com ações, quando suportou o sofrimento da salvação, ensinando a nós, Teus humildes e indígnos servos, trazer nossas súplicas, ajoelhados e de cabeças inclinadas, nossos pecados e nossa ignorância humana.

Tu mesmo, Oh misericordioso e filantrópico, nos escuta, mesmo quando não Te chamamos, especialmente neste dia de Pentecostes, no qual, pela ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo aos céus e sentado à Tua direita, Deus e Pai, Ele enviou o Espírito Santo sobre Seus santos Discípulos e Apóstolos, o Qual desceu sobre cada um deles, - e todos se encheram de Sua Graça Divina e inesgotável e começaram a falar em diversos idiomas sobre os grandes feitos de Deus, e a profetizar.

Ouve e lembra-Te de nós, humildes e condenados que rogamos a Tí, Senhor, e liberta da prisão (de pecados) nossas almas, pela Tua misericórdia. Aceita-nos, ajoelhados diante de Tí e clamando: pecamos! Desde o nascimento, do ventre de nossa mãe, somos Teus, Senhor - Tu és nosso Deus. Mas como nossa vida transcorre em agitação, nós nos privamos de Tua ajuda e ficamos calados. Mas na esperança de Tua generosidade, nós apelamos: não Te lembres de nossos pecados da juventude e de nossa ignorância, e nos purifica de nosso pecados secretos, e não nos desprezes em nossa velhice, quando nossa força empobrecer, não nos abandones. Antes que retornemos à terra, prepara-nos para retornarmos a Tí em Tua misericórdia e bondade. Nossas transgressões medem com as medidas de Tua generosidade; contrapõe o precipício destas medidas aos nossos muitos pecados. Observa da altura de Tua Santidade o Teu povo que espera de Tí abundante misericórdia. Visita-nos com Tua benevolência, liberta-nos das forças do demônio e preserva nossa vida com Tuas Santas e Sagradas leis. Apresenta o fiel Anjo da Guarda ao Teu povo. Reúne todos nós em Teu reino. Perdoa aqueles que confiam em Tí, deixa os pecados a nós e a eles, purifica-nos pela ação do Teu Espírito Santo, destrói as tramas dos inimigos contra nós.

Oração Adicional

Bendito sejas Tu Senhor, Todo Poderoso, tendo iluminado o dia com a luz do Sol e a noite com a claridade da Lua! Nos concedeste a honra de atravessarmos o dia e nos aproximarmos do início da noite. Ouve nossas preces e de todo Teu povo, perdoando a todos nós nossos pecados voluntários e involuntários e aceita nossas orações vespertinas e envia ao Teu povo múltiplas misericórdias e comiserações. Proteja-nos com os Teus santos anjos, arma-nos com as armas da Tua verdade, envolve-nos com a Tua verdade, preserva-nos com Tua força, livra-nos de qualquer opressão e qualquer trama habilidosa. Concede-nos, para que este entardecer que se aproxima e a noite de nossa vida, possam ser perfeitos, pacíficos, sagrados, sem pecados, sem tentações, sem pensamentos vãos, assim como também todos os próximos dias de nossas vidas, por intercessão da Virgem Santíssima e de todos os Santos que desde o princípio Te serviram verdadeiramente.

 

Segunda Oração

Oh, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus! Aquele que está conosco nesta vida e Aquele que deu Seu mundo às pessoas no domínio imprescritível, dando sempre aos fiéis o dom do Espírito Santo. Esta graça foi dada aos Teus Discípulos e Apóstolos mais plenamente, dotando suas bocas com ardentes línguas, através das quais toda a raça humana ouviu a palavra a respeito de Deus. E nós nos iluminamos com a luz do Espírito, e da sedução, como saindo da escuridão, nos livramos pelo dom das línguas de fogo e sua ação sobrenatural, aprendemos a crer no Filho de Deus e a glorificá-Lo com o Pai e o Espírito Santo na unidade Divina, força e poder.

Por conseguinte Tu, Cristo Deus, esplendor do Pai, a Semelhança de Sua Essência, Sua Imagem imutável e permanente, fonte da sabedoria e graça, abre meus lábios, pecador que sou e ensina-me como e de que maneira devo rezar. Tu conheces muito dos meus inúmeros pecados, mas a Tua misericórdia vencerá essa imensidão. Com temor me coloco diante de Tí lançando o desespero de minha alma na profundidade da Tua misericórdia. Tu, Que com força inexprimível de sabedoria, diriges todos os seres, dirige também a minha vida. Tu, embarcadouro tranqüilo dos que são levados pela tempestade, mostra-me o caminho pelo qual devo ir.

Dá aos meus pensamentos o Espírito da Tua sabedoria, dá o Espírito da razão à minha ignorância, com o Espírito do Teu temor, domina meus atos! Renova dentro de mim o Espírito de justiça, reforça com Teu Espírito Soberano a inconstância dos meus pensamentos, para que eu possa ser dígno todos os dias de cumprir seus mandamentos e sempre me lembrando da Tua Vinda (segunda) Gloriosa, quando nós todos deveremos dar contas das nossas ações. E não permite que eu seja desviado pelas belezas corruptas do mundo; reforça em mim o desejo dos futuros tesouros. Pois Tu, Oh Mestre, disseste: quem pedir algo em Meu nome, seguramente receberá de Deus Pai coeterno conTigo. Por isso eu também, pecador, no dia da descida do Espírito Santo, imploro Tua benevolência: dá-me na salvação, aquilo que eu peço. Certamente, Oh bom Deus, Portador generoso de toda benevolência, nos enviando abundância em nossas súplicas, Tu - piedoso e misericordioso, sem pecado recebendo em Teu domínio a nossa carne, por amor pela humanidade, Que desces até aqueles ajoelhados diante de Tí, nos dás a purificação de nossos pecados.

Concede, Senhor, às Tuas pessoas a Tua generosidade! Ouve-nos do Teu Santo Céu. Santifica-nos com a força salvadora da Tua mão direita! Cobre-nos com o abrigo de Tuas asas e não manda embora a criação feita por Tuas mãos! Pecamos unicamente a Tí, mas também servimos somente a Tí. Não sabemos reverenciar a outro Deus e nem estender as mãos a um Deus diferente. Perdoa nossos pecados, e acolhendo nossas súplicas, ajoelhados, estende Tua mão que ajuda, aceita a oração de todos como incenso cheiroso, nos aceitando em Teu Reino justo.

Oração Adicional

Senhor, Senhor, que nos livraste de todo obstáculo que surge durante o dia, livra-nos de tudo que caminha na escuridão. Acolhe nosso sacrifício vespertino vindo de nossas mãos. Considera-nos dígnos de passar a noite inocentemente, sem sofrer o mal. Livra-nos de qualquer perturbação e temor provenientes do diabo. Regala nossas almas com enternecimento, e nossos pensamentos com cuidado na resposta iminente no Teu julgamento final terrível e justo. Transfixa nossa carne com o temor a Tí e mitiga nossos membros terrestres para que na tranqüilidade do sono sejamos iluminados pela contemplação dos Teus preceitos. Afasta de nós todos pensamentos malígnos e lascivos. Eleva-nos durante nossas orações reforçadas na Fé e enriquecidas por Teus mandamentos.

 

Terceira Oração

Fonte fluindo, Dádiva Divina, Iluminado, fonte sempre coexistente com o Pai, força do poder criador, Cristo Deus nosso, Que fizeste todo feito com perfeição, para a salvação da humanidade, rompeste os laços insolúveis com a morte e quebraste os lacres do inferno, corrigiste uma multidão de espíritos, oferecendo-Se a Sí mesmo em sacrifício inocente, dando Seu corpo puro, inviolável e inacessível a qualquer pecado, em sacrifício entregue, e com este terrível ato Sagrado nos regalaste com a vida eterna; Tu, que desceste ao inferno e rompendo os ferrolhos em pedaços esmagaste com os pés os maus espíritos, indicando a saída aos que alí estavam sentados na escuridão; Tu que com a isca da Divina Sabedoria atraíste o dragão e o ataste com os nós das trevas e através de Tua força poderosa e ilimitada o encarceraste no fogo inextinguível e extrema escuridão.

Oh grande Sabedoria do Desespero! Vitorioso nas adversidades - ajudante supremo, Que chegaste e iluminaste aqueles sentados na escuridão na sombra da morte . Tu - Senhor da eterna Glória, Filho Amado do Pai Todo Poderoso, eterna Luz da Luz eterna, Sol da verdade! Escuta-nos, que oramos a Tí, e dá o repouso às almas dos Teus servos, aos mortos anteriormente, aos pais e irmãos nossos, a parentes de sangue e todos outros na fé pelos quais agora celebramos este memorial, pois Tu tens o poder sobre todos e em Tuas mãos Tu seguras todos os limites do mundo.

Oh Mestre Todo Poderoso, Deus dos nossos pais, Senhor da misericórdia e Criador de todas as raças dos homens, vivos e mortos, e de toda a natureza, viva e inanimada; Que surgiste e viveste aqui na terra e novamente partiste para o outro mundo; Que determinas a todos os anos de vida e estabeleces a hora da morte; Que desceste ao inferno e subiste para a felicidade; Que atas com fragilidade e alivias com força; presente na necessidade de cada um e Que diriges o futuro para ser proveitoso; Que consolas aqueles que sentem a dor da morte, com a esperança da ressurreição.

Oh Mestre de todos, nosso Deus Salvador, a esperança de todos os lados do mundo e de todos que estão distantes, no mar! Neste último e grande dia da salvação, dia de Pentecostes, nos revelaste o Santo mistério: a Trindade consubstancial e coeterna, indivisível e unificada e Que enviaste o vivificante Espírito Santo, em forma de línguas de fogo, sobre Teus Santos Apóstolos, proclamando-os como divulgadores da nossa Fé, e fazendo deles verdadeiros confessores e pregadores da verdadeira Palavra de Deus. Neste dia tão perfeito de salvação para receber a oração de purificação pelos que estão aprisionados no inferno, Tu lhes dás a grande esperança para que recebam de Tí consolo e alívio no teor de suas aflições.

Ouve-nos, Teus humildes servos, que rogamos a Tí, e aquieta as almas dos Teus servos que morreram anteriormente para que repousem em um lugar resplandecente, num lugar verde e refrescante, de onde se afastaram todas doenças, tristezas e lamentos. E concede-lhes paz e alívio no domicílio dos justos. Posto que os não mortos Te glorificam, Senhor, e não aqueles, que estão no inferno ousarão Te oferecer a confissão, mas sim nós, os vivos Te bendizemos e suplicamos, oferecendo-Te orações de purificação e sacrifícios pela salvação das almas deles.

Oração Adicional

Oh Deus Grande e eterno, Santo e Que ama toda humanidade, Que nos tornou dígnos, nesta hora, de estarmos diante da Tua Glória inacessível, louvando e glorificando Tuas maravilhas! Purifica-nos, Teus indígnos servos, e concede-nos glória, com o coração humilde e arrependido, para que nós possamos Te oferecer a Tri-Santa glorificação e gratidão pelos Teus enormes regalos, os quais Tu sempre nos presenteais, Senhor, lembra-Te de nossas fraquezas e não nos arruína por nossas iniquidades; mas opera Tua imensa misericórdia em nós, humildes, pois nós, evitando a escuridão do pecado, começamos a caminhar na luz da verdade equipados com armadura de luz; ficamos fora dos perigos de qualquer artimanha do mal, e por tudo, Te glorificamos, Oh Único Deus verdadeiro e Que ama a humanidade! Pois é verdadeiro o Teu autêntico e imenso mistério, Mestre e Criador de todos: a morte temporária das Tuas criaturas e depois - a ressurreição e repouso eterno. Damos graças a Tí por tudo: por nosso aparecimento neste mundo e a saída dele, e por Tuas verdadeiras promessas de nossa ressurreição e vida incorruptível, as quais serão nossas na Tua próxima chegada. Pois Tu, Cristo Deus, és fonte de nossa ressurreição e incorruptível dos mortos e Juiz que ama a humanidade e Mestre e Senhor das recompensas dos dígnos. Tu assumiste, para a máxima proteção, nossa carne e sangue e por amor infinito por nós, Tu não renunciaste ao sofrimento; voluntariamente Te submeteste à tortura; de maneira que, tendo sido tentado, Tu, conforme prometeste, Te tornaste nosso ajudante, elevando-nos até Tua serenidade.

Oh Mestre, aceita nossas orações e súplicas, e concede repouso a todos nossos parentes, pais, mães, irmãos, irmãs, crianças, e às almas de todos aqueles que se foram para seu repouso eterno com a esperança da ressurreição e vida eterna. Inscreve seus nomes no Livro da Vida, no seio de Abraão, Isac e Jacó, no Reino dos Céus, no paraíso de doçura, guiando todos à Tua morada Sagrada, por Teus Anjos radiantes, ressuscitando nossos corpos no dia da Tua infalível e Sagrada promessa. Porque quando nós deixamos nosso corpo e retornamos para Tí, nosso Deus, isto, Senhor, não significa a morte para os teus servos, e sim a passagem das tristezas para o benigno e agradável, para o repouso e alegria. E caso nós pecamos em algo diante de Tí, seja misericordioso conosco e com os que já partiram: pois não existe ninguém sem mácula diante de Tí, mesmo que tenha um dia de vida, somente Tu sozinho, Jesus Cristo nosso Deus, surgiste na terra sem pecado, e por Tua causa todos nós temos fé em obter misericórdia e remissão dos pecados.

Portanto, Oh Deus, por Tua graça e amor pela humanidade, enfraquece, remite e perdoa nossos pecados, voluntários e involuntários, evidentes e escondidos, os quais lembramos ou esquecemos, na ação, pensamento ou palavra, no decorrer de toda nossa vida e em todos nossos movimentos do coração. E aos que já partiram, dá-lhes paz e liberdade. E a nós que ainda estamos aqui, abençoa-nos e dá a nós e a todas Tuas pessoas um final de vida abençoado e pacífico. E na Tua terrível e temível vinda, abre-nos Teu insondável amor pela humanidade, tornando-nos dígnos do Teu Reino.

 

Oração Adicional

Oh Deus o mais sublime, o único Que possui imortalidade, Que vive na luz inacessível, Que com sabedoria criou o mundo, separando a luz da escuridão, designando o sol para dirigir o dia, a lua e as estrelas para dirigirem a noite. Tu permitiste a nós pecadores sermos dígnos de nos apresentarmos diante do Teu Semblante, através da confissão, e oferecermos a Tí nossas preces vespertinas.

Oh Deus filantrópico, direciona nossa prece como incenso diante de Tí e recebe-a, como uma doce fragrância. Permite que este entardecer e a noite que se aproxima passam ser serenos para nós; arma-nos com as armas da luz, livra-nos dos medos noturnos e de tudo que surge na escuridão. Envia-nos o sono necessário à nossa debilidade para o descanso, e que seja livre de qualquer pensamento diabólico.

Sim, Oh Mestre, Que dá tudo de melhor! Concede para que em nosso ambiente, durante a noite nós possamos nos lembrar com fervor do Teu Santo nome. Concede para que iluminados pelos ensinamentos dos Teus mandamentos nós possamos acordar com alegria na alma para glorificarmos Tua benevolência, oferecendo orações à Tua misericórdia com os nossos pecados e de todas pessoas, as quais, pela intercessão da Virgem Santíssima, Tu visitas na misericórdia!

Go to the top


Folheto Missionário número P

Edição da Igreja da Proteção de Nossa Senhora

Copyright (c) 2000 and Published by

Holy Protection Russian Orthodox Church

2049 Argyle Ave. Los Angeles, California 90068

Editor: Bishop Alexander (Mileant)

 

(pentecost_prayers_p.doc, 05-23-2000)