São megalomartir

e médico Panteleimon

 

Bispo Alexander (Mileant).

Traduzido por Tatiana Zyromsky

 

São Panteleimon nasceu na Nicomidia, uma região da Ásia Menor de Bitinia. Seu pai, um rico pagão,lhe deu o nome de Panteleon, o que significa "em tudo um leão." A sua mãe, a justa Evvula, lhe deu uma educação cristã, mas faleceu cedo. Panteleon entrou uma escola pagã, depois estudou medicina com um médico renomado. Ele foi apresentado ao imperador Maximiano Galerio (286-305), que conferiu ao Panteleon o cargo do médico da corte. Naquele tempo, em Nicomidia se escondiam três presbíteros Iermolai, Iermipp e Iermocrat, que sobre- viveram ao incêndio da igreja, onde foram queima- dos cristãos. O jovem médico chamou a atenção do padre Iermolai, que revelou ao jovem médico os ensinamentos básicos da fé cristã. Panteleon começou a visitar o presbítero e recebeu de Deus o dom de curar os enfermos com o nome de Cristo.

Uma vez, ele viu na rua uma criança morta por uma serpente venenosa e começou a rezar a Deus pedindo ressuscitar a criança. A criança ressuscitou. Após este milagre, Panteleon foi batizado e recebeu o nome de Panteleimon, o que significa " todo-bondoso, todo- benévolo." Ele curou um cego com suas orações. Depois, o próprio pai dele ficou curado da cegueira depois de ser batizado. Panteleimon curava de graça a todos que o pediam — a uns ele dava remédios, outros curava com suas orações. Isto criou uma grande inveja por parte dos médicos que informaram ao imperador, que Panteleimon era cristão.

Maximiano tentou convencer Panteleimon a adorar publicamente os ídolos, mas Panteleimon se recusou e diante de todo mundo curou um paralítico. Furioso, Maximiano deu ordem a executar a pessoa curada e a torturar o Panteleimon. Após as torturas, Panteleimon ficou ileso. Depois, foram trazidos para o julgamento os presbíteros Iermolai, Iermipp e Iermocrat e logo decapitados. Por fim, o são Panteleimon foi decapitado também, e de sua ferida, junto com o sangue, saiu também leite. A morte do megalomártir se deu no ano de 305. A oliveira, a qual foi atado o santo durante as torturas, se cobriu de olivas. O imperador mandou cortar e rachar a oliveira e queimar junto com o corpo do mártir. Mas o corpo, jogado no fogo, ficou ileso e são Panteleimon foi enterrado nas proximidades.

Os testemunhas descreveram a vida, o sofrimento e a morte de são Panteleimon. As suas santas relíquias foram distribuídas por todo o mundo cristão. A sua cabeça está guardada no Mosteiro Russo de São Panteleimon no monte Athos. No dia onomástico de são Panteleimon, na Nicomidia, reúnem-se milhares de pessoas, tanto cristãos ortodoxos, como outros, tais como armênios, católicos e mesmo até muçulmanos. Para lá são levados centenas de doentes, e muitos deles se curam após orações ao santo. Na cúria metropolitana de Nicomidia são guardados milhares de bilhetes de turcos, gregos, armênios, italianos que pessoalmente testemunham as suas curas recebidas do santo. O nome de são Panteleimon é invocado durante o sacramento da extrema unção, nas missas rezadas pelos doentes e durante a benção de água; os médicos o têm como o seu protetor.

 

Tropário: Ó santo sofredor e médico Panteleimon, ora ao Deus misericordioso, para que Ele conceda a nossas almas a remissão dos nossos pecados.

Go to the top


 

Folheto Missionário número PA

Edição da Igreja da Proteção de Nossa Senhora

Copyright © 2000 and Published by

Holy Protection Russian Orthodox Church

2049 Argyle Ave. Los Angeles, California 90068

Editor: Bishop Alexander (Mileant)

 

 

(st_panteleimon_p.doc, 10-01-2000)

 

 

 

Edited by

Date