O Comportamento

na Igreja

Cristãos, irmãos e irmãs !

A Igreja é o único lugar na terra onde nós podemos nos esconder das intempéries e tempestades da vida, bem como da sujeira moral. A Igreja é um prototipo do céu na terra; na Igreja os "seres celestes invisìvelmente celebram a Missa junto conosco." Pois, lembrem-se: a Igreja é a Casa de Deus, onde Deus mora, invisìvelmente para nós, e portanto o nosso comportamento na Igreja deve corresponder à sua santidade e majestade.

 

Como se Preparar

para a Comunhão

É imprescindível se preparar como ségue: oração, jejum, ser humilde como deve ser o verdadeiro cristão e confessar.

Oração em Casa e na Igreja

A pessoa que quer comungar deve se preparar com orações, no mínimo uma semana antes: rezar mais em casa pela manhã e à noite se for possível, durante esta semana ir diariamente na Igreja para assistir as Missas de manhã e à tarde. Se o trabalho ou emprego não permitem isso, então ir à Igreja de acordo com as possibilidades, mas obrigatoriamente na vespera da comunhão.

Jejum

À oração se junta o jejum, isto é, a abstinência da comida que provem de animais (carne, leite, ovos, manteiga, queijo etc.). Também, deve se comer moderadamente - menos do que de costume.

Animo e Comportamento

A pessoa que está se preparando para a Comunhão, deve se lembrar de todos os seus pecados, de sua insignificância perante Deus e sua nulidade; a pessoa deve se reconciliar com todos, se abster dos sentimentos de raiva e irritação, não deve censurar ninguém, deve evitar pensamentos e conversas vãs, não deve visitar lugares e casa de divertimento, que podem resultar em algum pecado. A pessoa deve meditar sôbre a grandeza do Corpo e do Sangue do Senhor e passar o tempo, dentro do possível, em retiro, lendo Evangelho e livros de conteúdo religioso.

Confissão

É sempre melhor confessar na vespera - antes ou depois do Vesperal. A pessoa deve se arrepender com sinceridade, perante o sacerdote, de todos os seus pecados, abrir com toda a sua franqueza a alma e não esconder nenhum pecado. Antes da confissão, a pessoa deve se obrigatoriamete reconciliar com todos os ofensores e ofendidos e com humildade pedir perdão a todos. Geralmente se pede o perdão com as seguintes palavras: "Me perdoa por tudo, em que pequei contra ti" e recebe a resposta: "Deus perdoa, perdoa-me também." Durante a confissão é melhor não esperar pelas perguntas do sacerdote, mas ir contando tudo, o que pesa na alma, sem se justificar e sem incriminar a ninguém.

O mais certo é confessar na vespera à tarde para deixar a parte da manhã do dia da comunhão para orações. No último caso, é possível confessar de manhã no dia da comunhão, mas antes do começo da Missa, e nunca durante a Liturgia. É uma grave falta de respeito chegar para a confissão após o começo da Missa.

Após a confissão é necessário ter uma firme determinação de não repetir mais os pecados. Ninguém pode comungar sem confissão, a não ser no caso de perigo da morte. Há um bom costume: após a confissão e até a Comunhão não comer mais nada e não fumar. É proibido comer e fumar após a meia-noite. As criaças devem ser acostumadas à abstinência desde cedo.

Antes e Durante a Comunhão

Ainda antes da abertura do portão real, e melhor ainda logo após o Pai nosso, a pessoa deve ser aproximar aos degraus do altar e esperar até o sacerdote sair do altar com o cálice, dizendo: "Com temor a Deus e com fé, aproximai-vós." Aqui, devemos deixar passar primeiro as crianças, que comungam antes dos adultos. Antes de se aproximar ao Cálice, ainda à uma certa distância, devemos ajoelhar-nos, tocando o chão com a cabeça. Nos domingos e nos feriados, curvamo-nos, tocando o chão com a mão direita. Nunca devemos fazer sinal de cruz diante do Cálice, para não empurrá-lo. Devemos pronunciar o nosso nome cristão de forma inteligível, abrir bem a boca e com temor e alegria espiritual, dando-se conta da santidade deste grande Mistério, tomar o Corpo e oSangue do Nosso Senhor Jesus Cristo, e logo engoli-lo.

Após a Comunhão

Após ter recebido a Comunhão, sem fazer o sinal da cruz, devemos beijar a parte inferior do Cálice e logo se afastar até a mesinha para tomar a já preparada água com vinho e comer um pedacinho do pão bento (antidoro). Não devemos sair da Igreja antes do fim de Missa e após a Missa devemos obrigatoriamente ouvir as orações de gratidão.

No dia da Comunhão não devemos cuspir, não devemos comer em demasia, não devemos tomar bebidas alcoolicas e devemos nos comportar com dignidade, para "com a devida honra manter e respeitar o Cristo que recebemos." Tudo isso é obrigatório também para as crianças a partir de 7 anos, quando as crianças vêm pela primeira vez confessar.

Go to the top


Folheto Missionário número P50c

Edição da Igreja da Proteção de Nossa Senhora

Copyright (c) 2000 and Published by

Holy Protection Russian Orthodox Church

2049 Argyle Ave. Los Angeles, California 90068

Editor: Bishop Alexander (Mileant)

 

(comportamento_igreja.doc, 03-17-2000)