Horas

Conteúdo:

Prima. Tercia. Sexta. Nona.

 

 

Prima

 

P: Pelas orações de nosso Pai Santo ó Cristo nosso Deus, tem piedade de nós.

L: Ámen

Orações Iniciais

L: Glória a Ti ó nosso Deus glória a Ti!

Rei dos Céus, Consolador, Espírito de Verdade, Tu que estás presente em tudo e enches tudo, Tesouro de bens e Doador da vida, vem e habita em nós, Purifica-nos de toda impureza e salva as nossas almas, Tu que és bom.

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (Três vezes).

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen! Santíssima Trindade tem piedade de nós Senhor purifica-nos de nossos pecados Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades Tu que és Santo cura pelo Teu nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen.

Pai nosso que estás nos Céus Santificado seja o Teu nome Venha a nós o Teu Reino Seja feita a Tua vontade Assim na terra como no Céu O pão nosso suprasubstancial nos dá hoje Perdoa-nos as nossas dívidas, Assim como nós perdoamos aos nossos devedores, E não nos deixes cair em tentação Mas livra-nos do Mal.

P: Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

L: Ámen! Kyrie Eleison (12 vezes)

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen.

Quando Prima não é precedida por Matinas, começa-se pelas orações iniciais, senão:

Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Deus nosso Rei.

Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus.

Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus.

Salmo 5

Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor; atende à minha meditação. Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a Ti orarei. Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã me apresentarei a Ti, e vigiarei. Porque Tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal. Os loucos não pararão à Tua vista; aborreces a todos os que praticam a maldade. Destruirás aqueles que proferem a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento. Mas eu entrarei em Tua casa pela grandeza de Tua benignidade; e em Teu temor me inclinarei para o Teu santo templo. Senhor, guia-me na Tua justiça, por causa dos meus inimigos; aplana para mim o Teu caminho. Porque não há rectidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua. Declara-os culpados ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se revoltaram contra Ti. Mas alegrem-se todos os que confiam em Ti; exultem eternamente, porquanto Tu os defendes; e em Ti se gloriem os que amam o Teu nome. Pois Tu Senhor abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da Tua benevolência, como de um escudo.

Salmo 90

Senhor, Tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem, ou que Tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade Tu és Deus. Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: volvei filhos dos homens. Porque mil anos são aos Teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite. Tu os levas como corrente de água: são como um sono: são como a erva que cresce de madrugada. De madrugada cresce e floresce. À tarde corta-se e seca. Pois somos consumidos pela Tua ira, e pelo Teu furor somos angustiados. Diante de Ti puseste as nossas iniquidades: os nossos pecados ocultos à luz do Teu rosto. Pois todos os nossos dias vão passando na Tua indignação; acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro. A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente e nós voamos. Quem conhece o poder da tua ira? E a Tua cólera, segundo o temor que Te é devido? Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Volta-Te para nós, Senhor; até quando? E aplaca-Te para com os teus servos. Sacia-nos de madrugada com a Tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias. Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal. Apareça a Tua obra aos teus servos, e a Tua glória sobre seus filhos. E seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus: e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.

Salmo 101

Cantarei a misericórdia e o juízo: a Ti, Senhor, cantarei. Portar-me-ei com inteligência no caminho recto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero. Não porei coisa má diante dos meus olhos: aborreço as acções daqueles que se desviam, nada se me pegará. Um coração perverso se apartará de mim: não conhecerei o homem mau. Aquele que difama o seu próximo, às escondidas, eu o destruirei: aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o sofrerei. Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo: o que anda num caminho recto, esse me servirá. O que usa de engano não ficará dentro de minha casa: o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos. Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarreigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniquidade.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen.

Aleluia Aleluia Glória ti ó Deus (3 vezes).

Kyrie eleison (3 vezes)

Os dias em que se canta em Matinas AO Senhor é Deus@, o leitor diz:

L: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo

Tropário:( do dia, da festa, ou do Santo)

Os dias em que se canta Aleluia em Matinas, diz-se o

Tropário Tom 6

P: De madrugada escuta a minha voz, ó meu Rei e meu Deus.

L: Dá ouvidos às minhas palavras Senhor, escuta as minhas súplicas

P: De madrugada escuta a minha voz, ó meu Rei e meu Deus.

L: Sim, a Ti clamo Senhor.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos.Ámen

L: Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen.

Theotókion:

Como te chamaremos, ó cheia de graça? Rainha dos Céus, pois Tu fizeste brilhar o sol de justiça; Paraíso espiritual, pois Tu Te conservaste intacta; Mãe, pois Tu trouxeste em Teus braços, como a uma criança, o Senhor do universo. Intercede junto dEle para que salve as nossas almas.

P-L: Dirige os meus passos segundo a Tua palavra e que o mal não vença sobre mim (2 vezes na Quaresma)

Livra-me da opressão dos Teus inimigos para que observe a Tua lei. (2 vezes na Quaresma)

Que a luz da Tua face ilumine o teu servo, ensina-me a fazer a Tua vontade. (2 vezes na Quaresma)

P-L-P Que os meus lábios Senhor, estejam cheios de Teu louvor para cantar a tua glória e todo dia a Tua suprema majestade. (3 vezes na Quaresma)

Trisagion

Agios, o Theos! Agios, Ischiros! Agios, Athanatos! Eléison, imas! (Três vezes)

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que és Santo cura pelo Teu nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen.

Pai nosso que estás nos Céus. Santificado seja o Teu nome. Venha a nós o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade. Assim na terra como no Céu. O pão-nosso suprasubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do Mal.

P: Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo. Eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Ámen!

Kondakion: do dia, da festa, do Santo.

Na Quaresma, ou se não há kondákion às 20, 30 e 50 tom 6

Nós te cantamos sem cessar nos lábios e no coração, ó Gloriosa mãe de Deus. Mais Santa que os santos anjos, e te veneramos como Mãe de Deus, pois deste à Luz o Senhor Encarnado, e intercedes constantemente pelas nossas almas.

40 e 60 tom 4

Apressa-te a defender-nos, ó Cristo nosso Deus, antes que sejamos escravos dos inimigos que Te insultam e triunfam sobre nós. Aqueles que nos fazem guerra, aniquila-os pela Tua cruz. Que eles saibam o poder da verdadeira Fé. Pelas orações da Mãe de Deus, ó único amigo dos homens.

Sábado tom 8

Como as primícias da terra são oferecidas ao criador, o universo Te apresenta, Senhor, os santos mártires portadores de Deus; pelas suas orações Senhor e pelas orações daquela que te deu a Luz, guarda a Tua Igreja na paz, Deus de misericórdia.

Kyrie eleison (40 vezes).

Em todo o tempo e em toda hora, no Céu e sobre a terra, Tu És adorado e glorificado, ó Cristo nosso Deus, lento para a cólera, compassivo e rico em piedade; amas os justos e perdoas aos pecadores, Chamas todos os homens à salvação, para a promessa dos bens futuros. Tu próprio, Senhor, recebe agora os nossos pedidos e dirige a nossa vida segundo os Teus mandamentos. Santifica as nossas almas e guarda castos os nossos corpos, Purifica os nossos pensamentos. Livra-nos de toda a angústia, de todo mal e de toda dor. Envolve-nos de Teus Santos anjos como de uma fortaleza, afim de que guardados pelo seu poder, e sob a sua conduta, participemos na unidade da fé e no conhecimento da Glória Inacessível, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amén

Tu mais Venerável que os Querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins, deste à luz o Verbo de Deus, conservando intacta a glória da tua virgindade. Nós te glorificamos, ó Mãe do nosso Deus.

L: Em nome do Senhor, abençoa Mestre (Santa Abadessa ...)

P: Pelas orações de Nosso Pai Santo, ó Cristo nosso Deus, tem Piedade de nós

Na Quaresma de segunda a sexta, diz-se a oração de Santo Efrem

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de dissipação de domínio e de vã loquacidade B Grande Metanóia

Concede ao teu servo um espírito de temperança de humildade de paciência e de caridade

Grande Metanóia

Sim Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos.

12 Pequenas Metanóias

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de dissipação de domínio e de vã loquacidade. Concede ao teu servo um espírito de temperança de humildade de paciência e de caridade. Sim Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos.

Grande Metanóia

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (Três vezes).

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre, perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que és Santo cura pelo Teu nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie eleison.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen.

Pai nosso que estás nos Céus. Santificado seja o Teu nome. Venha a nós o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade . Assim na terra como no Céu. O pão nosso suprasubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas,. Assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do Mal.

P: Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

L: Ámen!

L: Kyrie Eleison (12 vezes).

Oração final

Ó Cristo Luz Verdadeira que ilumina e santifica todo homem vindo a este mundo, que brilhe sobre nós a Luz da Tua face, a fim de nEla ver-mos a Luz Inacessível. Dirige nossos passos no cumprimento dos Teus preceitos, pela intercessão de Tua Mãe Puríssima e de todos os Santos. Ámen!

Kondákion

(cantado quando Prima segue Matinas, se não houver mais nenhum Ofício)

Invencível chefe dos exércitos. A Ti os acentos da vitória. Liberta do perigo Tua cidade ó Mãe de Deus. Te oferece hinos de reconhecimento. Tu cujo poder é irresistível. Livra-nos de todo o perigo para que Te possa aclamar, Salve Esposa e Virgem!

 

 

Tercia

P: Pelas orações de nosso Pai santo ó Cristo nosso Deus, tem piedade de nós.

L: Ámen

Orações Iniciais:

L: Glória a Ti ó nosso Deus Glória a ti

Rei dos Céus, Consolador, Espírito de Verdade, Tu que estás presente em tudo e enches tudo, . Tesouro de bens e Doador da vida, vem e habita em nós, . Purifica-nos de toda impureza e salva as nossas almas, Tu que és bom.

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (Três vezes)

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amén!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que és Santo cura pelo Teu nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Pai nosso que estás nos Céus. Santificado seja o Teu nome. Venha a nós o Teu Reino . Seja feita a Tua vontade . Assim na terra como no Céu. O pão nosso suprasubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, Assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação, Mas livra-nos do Mal.

P: Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

L: Amén!

Kyrie Eleison (12 vezes).

Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amén

Quando Tercia é precedida de um ofício:

L: Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Deus nosso Rei.

Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus.

Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus.

 

Salmo 17

Ouve Senhor, a justiça, atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos. Saia a minha sentença de diante do Teu rosto; atendam os Teus olhos à razão. Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; o que pensei, a minha boca não transgredirá. Quanto ao trato dos homens, pela palavra de Teus lábios guarda-me da vereda do destruidor. Dirige os meus passos nos Teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem. Eu Te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os Teus ouvidos, escuta as minhas palavras. Faze maravilhosas as Tuas beneficências, Tu que livras aqueles que em Ti confiam dos que se levantam contra a Tua destra. Guarda-me como à menina do olho, esconde-me à sombra das Tuas asas, Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando. Na sua gordura se encerram, com a boca falam soberbamente. Andam-nos agora espiando os nossos passos; e fixam os seus olhos em nós para nos derribarem por terra; Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que se põe em esconderijos. Levanta-Te, Senhor, detém-no, derriba-o, livra a minha alma do ímpio, pela Tua espada; Dos homens, com Tua mão, Senhor, dos homens do mundo, cuja porção está nesta vida, e cujo ventre enches do Teu tesouro oculto: seus filhos estão fartos, e estes dão os seus sobejos às suas crianças. Quanto à mim, contemplarei a Tua face na justiça; satisfazer-me-ei da Tua semelhança quando acordar.

Salmo 25

A Ti Senhor levanto a minha alma, Deus meu, em Ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim. Na verdade, não serão confundidos os que esperam em Ti: confundidos serão os que transgredirem sem causa. Faze-me saber os Teus caminhos, Senhor; ensina-me as Tuas veredas. Guia-me na Tua verdade, e ensina-me, pois Tu és o Deus da minha salvação; por Ti estou esperando todo dia. Lembra-te, Senhor, das Tuas misericórdias e das Tuas benignidades, porque são desde a eternidade. Não Te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões: mas segundo a Tua misericórdia, lembra-Te de mim, por Tua bondade, Senhor. Bom e recto é o Senhor; pelo que ensinará o caminho aos pecadores. Guiará os mansos rectamente: e aos mansos ensinará o seu caminho. Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu concerto e os seus testemunhos. Por amor de Teu nome Senhor, perdoa a minha iniquidade, pois é grande. Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher. A sua alma pousará no bem, e a sua descendência herdará a terra. O segredo do senhor é para os que os temem; e ele lhes fará saber o seu concerto. Os meus olhos estão continuamente no Senhor, pois ele tirará os meus pés da rede. Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito. As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos. Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados. Olha para os meus inimigos, pois se vão multiplicando e me aborrecem com ódio cruel. Guarda a minha alma, e livra-me; não me deixes confundido, porquanto confio em Ti. Guardem-me a sinceridade e a rectidão, porquanto espero em Ti. Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias.

Salmo 51

Tem misericórdia de mim ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra Ti contra Ti somente pequei, e fiz o que a Teus olhos parece mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares. Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissope, e ficarei puro: lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que Tu quebraste. Esconde a Tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim, ó Deus um coração puro, e renova em mim um espírito recto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o Teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da Tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os Teus caminhos, e os pecadores a Ti se converterão. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a Tua justiça. Abre senhor os meus lábios, e a minha boca entoará o Teu louvor. Porque Te não comprazes em sacrifícios, senão eu os daria; Tu não Te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás ó Deus. Abençoa a Sião, segundo a Tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então Te agradarás de sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o Teu altar.

L: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amén.

Aleluia Aleluia Aleluia Glória ti ó Deus (3 vezes)

Kyrie eleison (3 vezes)

Os dias em que se canta em Matinas ao Senhor é Deus, o leitor diz:

L: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo

Tropário do dia, da festa, ou do Santo.

Os dias em que se canta Aleluia em matinas, diz-se este Tropário:

P: Senhor Tu que à terceira hora fizeste descer o Espírito Santo sobre os Teus Apóstolos, pela Tua misericórdia não O afastes de nós, mas renova-nos a nós que humildemente Te apresentamos as nossas súplicas.

L: Cria em mim, ó Deus um coração puro, e renova em mim um espírito recto.

P: Senhor Tu que à terceira hora fizeste descer o Espírito Santo sobre os Teus Apóstolos, pela Tua misericórdia não O afastes de nós, mas renova-nos a nós que humildemente Te apresentamos as nossas súplicas.

L: Não me lances fora da Tua presença e não retires de mim o Teu Espírito Santo.

P: Senhor Tu que à terceira hora fizeste descer o Espírito Santo sobre os Teus Apóstolos, pela Tua misericórdia não O afastes de nós, mas renova-nos a nós que humildemente Te apresentamos as nossas súplicas.

L: Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito santo eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

 

L: Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amén.

Theotókion:

Mãe de Deus, Verdade e Vinha de Vida, Nós te suplicamos: implora ó Gloriosa Soberana, Com os Apóstolos e todos os Santos Que se salvem as nossas almas.

Leitura da Escada Santa de São João Clímaco Grande Quaresma-

L: Bendito seja o Senhor, nosso Deus, Bendito seja o senhor nosso Deus de dia em dia. Que nos cumula de benefícios. O Deus que é a nossa salvação. O nosso Deus é o Deus da salvação.

Trisagion

L: Agios, o Theos! Agios, Ischiros! Agios, Athanatos! Eléison, imas! (Três vezes)

L: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amén!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que és Santo cura pelo Teu nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amén

Pai nosso que estás nos Céus. Santificado seja o Teu nome. Venha a nós o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade. Assim na terra como no Céu. O pão nosso suprasubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, Assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do Mal.

P: Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

L: Amén

Kondákion do dia, da festa ou do Santo; domingo, kondakion ou hipakoi do tom.

Na Quaresma, ou se não há kondákion, lêem-se estes Tropários, tom 8

Bendito sejas Tu ó Cristo nosso Deus, que fizeste de simples pescadores mestres em sabedoria, enviando-lhes o Espírito Santo, e por eles conquistando o Universo, amigo do homem, glória a Ti.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo

Concede a teus servos, ó Cristo, uma rápida e firme conversão, não nos abandones na nossa aflição, não Te afastes de nossos corações, mas previne-nos sem cessar. Aproxima-Te de nós Senhor, e àqueles que Te amam, concede-lhes estar unidos a Ti, na tua bondade, como fizeste a Teus Apóstolos, em todo tempo, a fim de que unidos a Ti, possamos cantar-Te e glorificar o Teu Espírito Santíssimo.

Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amén

Protectora dos cristãos, nossa esperança e abrigo, porto inquebrantável para os náufragos, Tu que salvaste o mundo, toda-pura Mãe de Deus na Tua incessante oração lembra-Te de nós também, ó Virgem digna de nossos cantos.

Kyrie eleison 40 vezes

Em todo o tempo e em toda hora, no Céu e sobre a terra, Tu és adorado e glorificado, ó Cristo nosso Deus, lento para a cólera, compassivo e rico em piedade; amas os justos e perdoas aos pecadores, Chamas todos os homens à salvação, para a promessa dos bens futuros. Tu próprio, Senhor, recebe agora os nossos pedidos e dirige a nossa vida segundo os Teus mandamentos. Santifica as nossas almas e guarda castos os nossos corpos, Purifica os nossos pensamentos. Livra-nos de toda a angústia, de todo mal e de toda dor. Aquele que tem, Ele só a imortalidade. E habita na Luz inacessível, A quem nenhum homem viu nem pode ver, Ao qual seja feita Honra e Poder, Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amén

Tu mais Venerável que os Querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins, deste à luz o Verbo de Deus, conservando intacta a glória da Tua virgindade. Nós Te glorificamos, ó Mãe do nosso Deus.

L: Em nome do Senhor, abençoa Mestre (Santa Abadessa...)

P: Pelas Orações de nosso Pai Santo ó Cristo nosso Deus tam Piedade de nós!

Na Quaresma de segunda a sexta, diz-se a oração de Santo Efrem

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de dissipação de domínio e de vã loquacidade B Grande Metanóia

Concede ao teu servo um espírito de temperança de humildade de paciência e de caridade

Grande Metanóia

Sim Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos

Grande Metanóia,e a seguir 12 pequenas metanóias

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de dissipação de domínio e de vã loquacidade

Concede ao teu servo um espírito de temperança de humildade de paciências e de caridade

Sim Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois tu és bendito pelos séculos dos séculos

Grande Metanóia

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (Três vezes).

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amén!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre, perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que és Santo cura pelo Teu nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison.

Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amén

Pai nosso que estás nos Céus. Santificado seja o Teu nome .Venha a nós o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade. Assim na terra como no Céu. O pão nosso suprasubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, Assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação, Mas livra-nos do Mal.

P: Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

L:Amén!

Kyrie Eleison (12 vezes)

Oração final

Deus e Mestre, Pai todo Poderoso, Senhor Filho único, Jesus Cristo e Espírito Santo, uma só divindade, um só poder, tem piedade do pecador que eu sou e segundo os teus preceitos, salva-me, a mim, teu indigno servidor. Pois Tu és Bendito pelos séculos dos séculos. Amén.

 

Sexta

P: Pelas orações de nosso Pai Santo ó Cristo nosso Deus, tem piedade de nós.

L: Ámen

Orações Iniciais:

L: Glória a Ti ó nosso Deus Glória a Ti!

Rei dos Céus, Consolador, Espírito de Verdade, Tu que estás presente em tudo e enches tudo, Tesouro de bens e Doador da vida, vem e habita em nós, Purifica-nos de toda impureza e salva as nossas almas, Tu que és bom.

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (Três vezes).

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que és Santo cura pelo Teu nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos.Ámen

Pai nosso que estás nos Céus. Santificado seja o Teu nome. Venha a nós o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade. Assim na terra como no Céu. O pão nosso suprasubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, Assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do Mal.

P: Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

L: Ámen!

Kyrie Eleison (12 vezes)

Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen

Quando Sexta é precedida de um ofício:

L: Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Deus nosso Rei

Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus

Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus.

Salmos:

Salmo 54

Salva-me ó Deus pelo Teu nome e faze-me justiça pelo Teu poder. Ó Deus ouve a minha oração, inclina os Teus ouvidos às palavras da minha boca. Porque estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida: não põem a Deus perante os seus olhos. Eis que Deus é o meu ajudador: o Senhor está com aqueles que sustém a minha alma. Ele pagará o mal daqueles que me andam espiando: destrói-os pela Tua verdade. Eu Te oferecerei voluntariamente sacrifícios; louvarei o teu nome, ó Senhor porque é bom. Porque me livrou de toda angústia: os meus olhos viram cumprido o meu desejo acerca dos meus inimigos.

Salmo 55

Inclina ó Deus, os Teus ouvidos à minha oração, e não Te escondas da minha súplica. Atende-me e ouve-me: lamento-me e rujo. Por causa do clamor do inimigo e da opressão do ímpio: pois lançam sobre mim iniquidade, e com furor me aborrecem. O meu coração está dorido dentro de mim, e terrores de morte sobre mim caíram. Temor e tremor me sobrevêm; e o horror me cobriu. Pelo que disse: Ah! Quem me dera asas como de pomba! Voaria e estaria em descanso. Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade. Despedaça Senhor e divide as suas línguas, pois tenho visto violência e contenda na cidade. De dia e de noite andam ao redor dela, sobre os seus muros; iniquidade e malícia estão no meio dela. Maldade há lá dentro: astúcia e engano não se apartam das suas ruas. Pois não era um inimigo que me afrontava: então eu o teria suportado; nem era o que me aborrecia que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu intimo amigo. Praticávamos juntos suavemente, e íamos com a multidão à casa de Deus. A morte os assalte, e vivos os engula a terra; porque há maldade nas suas habitações e no seu próprio interior. Mas eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e Ele ouvirá a minha voz. Livrou em paz a minha alma da guerra que me moviam; pois eram muitos contra mim. Deus ouvirá e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade, porque não há neles nenhuma mudança, e tão pouco temem a Deus. Puseram suas mãos nos que tinham paz com eles: romperam a sua aliança. A sua boca era mais macia do que a manteiga, mas no seu coração guerra; as suas palavras eram mais brandas do que o azeite: todavia eram espadas nuas. Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá: nunca permitirá que o justo seja abalado. Mas Tu, ó Deus, os farás descer ao poço da perdição; homens de sangue e de fraude não viverão metade de seus dias; mas eu em ti confiarei.

Salmo 91

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Omnipotente descansará. Direi ao Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro: a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás espanto nocturno, nem seta que voe de dia. Nem peste que ande na escuridão nem mortandade que assole ao meio dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido, somente com os teus olhos olharás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque Tu ó Senhor, és o meu refúgio. O Altíssimo é a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e o áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; livra-lo-ei e o glorificarei. Dar-lhe-ei abundância de dias, e lhe mostrarei a minha salvação. Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen

Aleluia Aleluia Aleluia Glória ti ó Deus (3 vezes)

Kyrie eleison (3 vezes)

Os dias em que se canta em Matinas AO Senhor é Deus@, o leitor diz:

L: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.

Tropário do dia, da festa, ou do Santo

Os dias onde se canta o Aleluia em Matinas, diz-se o Tropário:

P: No sexto dia e à sexta hora, sobre a Cruz pregaste o antigo pecado de

Adão; rompe também as amarras de nossos pecados, ó Cristo nosso Deus e salva-nos.

L: Escuta ó Deus a minha oração, não feches o ouvido às palavras da minha boca.

P: No sexto dia e à sexta hora, sobre a Cruz pregaste o antigo pecado de

Adão; rompe também as amarras de nossos pecados, ó Cristo nosso Deus e salva-nos.

L: Eu clamo e o Senhor me escuta

P: No sexto dia e à sexta hora, sobre a Cruz pregaste o antigo pecado de

Adão; rompe também as amarras de nossos pecados, ó Cristo nosso Deus e salva-nos.

L: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos

L: Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen!

Theotokion:

Sem ousarmos pronunciar palavra, confundidos pelos nossos inúmeros pecados, nós te suplicamos: intercede junto dAquele que nasceu de Ti, Virgem Mãe de Deus, pois a oração de uma Mãe tem o poder de obter a benevolência do Senhor; Ó Toda-Bendita, não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, pois Aquele que em sua carne aceitou sofrer por nós, é cheio de Misericórdia e pode nos salvar.

Na Grande Quaresma

Tropário da Profecia

Prokimenon

Leitura da Profecia

Prokimenon

Leitura da Escada Santa de São João Clímaco

 

L: Que tua misericórdia Senhor nos proteja da miseria sem limites a que estamos reduzidos! Vem em nosso socorro, Ó Deus nosso Salvador, para a glória de teu nome.

Senhor, livra-nos e purifica-nos de nossos pecados por amor de Teu nome.

Trisagion

L: Agios, o Theos! Agios, Ischiros! Agios, Athanatos! Eléison, imas! (Três vezes).

L: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados, Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que és Santo cura pelo Teu nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen.

Pai nosso que estás nos Céus. Santificado seja o Teu nome. Venha a nós o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade. Assim na terra como no Céu. O pão nosso suprasubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, Assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do Mal.

P: Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Kondakion do dia, da festa ou do Santo

Na Quaresma ou se não há kondákion, lêem-se esses Tropários B tom 2

P: No meio da terra concedeste a salvação, ó Cristo nosso Deus; sobre a Cruz estendeste Tuas mãos imaculadas a fim de reunir todos os povos que Te

cantam: Senhor Glória a Ti!

L: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo...

L: Senhor misericordioso, nós nos prostramos diante da Tua puríssima imagem, pedindo perdão das nossas faltas, ó Cristo nosso Deus. Livremente aceitaste que o Teu corpo fosse crucificado para resgatares da escravidão do Inimigo aqueles que havias criado. Por isso, nós te damos graças e Te cantamos: ATudo encheste de júbilo, ó Salvador, porque salvaste o mundo.

L: Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos.Ámen!

Fonte de Misericórdia, Ó Mãe de Deus, torna-nos dignos de Tua compaixão;

guarda este povo pecador, em Ti depositamos a nossa esperança e Te clamamos: Rejubila! Como o fez Gabriel em outros tempos.

Ou às 40 e 60

Mais que todas, Gloriosa, nós Te cantamos ó Mãe de Deus!

Pela Cruz de Teu Filho a morte venceu a morte e o Inferno foi aniquilado; Ele nos fez ressuscitar da morte, concedendo-nos a Vida Eterna;abriu-nos as portas do Paraíso, para dele desfrutar como outrora. Assim com acções de graças nós glorificamos o amor e o poder de Cristo nosso Deus.

 

L: Kyrie eleison 40 vezes.

Em todo o tempo e em toda hora, no Céu e sobre a terra, Tu és adorado e glorificado, ó Cristo nosso Deus, lento para a cólera, compassivo e rico em piedade; amas os justos e perdoas aos pecadores, Chamas todos os homens à salvação, para a promessa dos bens futuros. Tu próprio, Senhor, recebe agora os nossos pedidos e dirige a nossa vida segundo os teus mandamentos. Santifica as nossas almas e guarda castos os nossos corpos, Purifica os nossos pensamentos. Livra-nos de toda a angústia, de todo mal e de toda dor. Envolve-nos de Teus Santos anjos como de uma fortaleza, afim de que guardados pelo seu poder, e sob a sua conduta, participemos na unidade da fé e no conhecimento da Glória Inacessível, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos..

Kyrie eleison Kyrie eleison Kyrie eleison

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.

Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen!

Tu mais Venerável...

Santa Abadessa....

P: Pelas orações de Nosso Pai Santo ó Cristo nosso Deus, tem piedade de Nós!

Na Quaresma de segunda a sexta, diz-se a oração de Santo Efrem

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de dissipação de domínio e de vã loquacidade B Grande Metanóia

Concede ao teu servo um espírito de temperança de humildade de paciência e de caridade B Grande Metanóia

Sim Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos

Grande Metanóia,e a seguir 12 pequenas metanóias

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de dissipação de domínio e de vã loquacidade

Concede ao teu servo um espírito de temperança de humildade de paciência e de caridade

Sim Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos. Grande Metanóia

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (Três vezes)

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre, perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que és Santo cura pelo Teu nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison.

Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Pai nosso que estás nos Céus. Santificado seja o Teu nome. Venha a nós o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade, Assim na terra como no Céu. O pão nosso suprasubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, Assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do Mal.

P:Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

L: Ámen!

Kyrie Eleison (12 vezes)

Oração de São Basílio

Deus, Senhor Todo-Poderoso e artesão de toda criação, que na imensidão de Tua incomparável Misericórdia enviaste Teu Filho único nosso Senhor Jesus Cristo, para a salvação do gênero humano, e que pela sua preciosa Cruz livrou-nos dos ferrolhos eternos, e triunfou sobre os principados e os poderes das trevas, Tu, Senhor amigo dos homens, aceita as nossas orações de reconhecimento e de súplica, pecadores que somos. Protege-nos contra toda queda funesta e tenebrosa, e contra todos aqueles que procuram nos fazer mal, nossos inimigos visíveis e invisíveis. Perfura a nossa carne com os cravos de teu temor, e não inclina nossos corações para palavras ou pensamentos perversos, mas fere a nossa alma de Teu desejo, afim de que todos os dias elevemos nossos olhos até Ti, guiados pela Luz que vem de Ti, e com o nosso olhar posto em Ti, Luz inacessível e eterna, te louvamos e oferecemos uma acção de graças incessante, Pai eterno, assim como ao Teu Filho único e ao Teu Espírito Santo bom e vivificante. Eternamente agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Ámen.

 

 

Nona

P: Pelas orações de nosso Pai Santo ó Cristo nosso Deus, tem piedade de nós.

L: Ámen!

Orações Iniciais:

L: Glória a Ti ó nosso Deus Glória a ti.

Rei dos Céus, Consolador, Espírito de Verdade, Tu que estás presente em tudo e enches tudo, Tesouro de bens e Doador da vida, vem e habita em nós, Purifica-nos de toda impureza e salva as nossas almas, Tu que és bom.

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (Três vezes).

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que és Santo cura pelo Teu nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amen.

Pai nosso que estás nos Céus. Santificado seja o Teu nome. Venha a nós o Teu Reino . Seja feita a Tua vontade . Assim na terra como no Céu. O pão nosso suprasubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, Assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do Mal.

P: Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

L: Ámen!

Kyrie Eleison (12 vezes)

Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen

Quando Nona é precedida de um ofício:

L: Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Deus nosso Rei.

Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus.

Vinde adoremos e prostremo-nos diante de Cristo nosso Rei e nosso Deus.

Salmo 84

Quão amáveis são os Teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! A minha alma está anelante, e desfalece pelos átrios do Senhor: o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si e para a sua prole, junto de Teus altares, Senhor dos exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa: louvar-te-ão continuamente. Bem-aventurado o homem cuja força está em Ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. O qual passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques. Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus. Senhor Deus dos exércitos, escuta a minha oração: inclina os ouvidos, ó Deus de Jacob! Olha ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido. Porque vale mais um dia nos Teus átrios do que em outra parte mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade. Porque o Senhor Deus é um sol e escudo: o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na rectidão. Senhor dos exércitos, bem-aventurado o homem que em Ti põe a sua confiança.

Salmo 85

Abençoaste, Senhor, a Tua terra: fizeste regressar os cativos de Jacob. Perdoaste a iniquidade do teu povo: cobriste todos os seus pecados, Fizeste cessar toda a tua indignação: desviaste-Te do ardor da Tua ira. Torna-nos a trazer, ó Deus da nossa salvação, e retira de sobre nós a Tua ira. Estarás para sempre irado contra nós? Estenderás a Tua ira a todas as gerações? Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em Ti? Mostra-nos, Senhor, a Tua misericórdia, e concede-nos a Tua salvação. Escutarei o que Deus, o Senhor disser: porque falará de paz ao seu povo, e aos seus santos, contanto que não voltem à loucura. Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite em nossa terra. A misericórdia e a verdade se encontraram: a justiça e a paz se beijaram. A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus. Também o Senhor dará o bem, e a nossa terra dará o seu fruto, a justiça irá adiante dele, e ele nos fará andar no caminho aberto pelos seus passos.

Salmo 86

Inclina, Senhor, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito. Guarda a minha alma, pois sou santo, ó Deus meu, salva o teu servo, que em Ti confia. Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a Ti clamo todo o dia. Alegra a alma de teu servo, pois a Ti Senhor, levanto a minha alma. Pois Tu, Senhor, és bom e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que Te invocam. Dá ouvidos, Senhor, à minha oração, e atende à voz das minhas súplicas. No dia da minha angústia clamarei a Ti, porquanto me respondes. Entre os deuses não há semelhante a Ti, Senhor nem há obras como as Tuas. Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a Tua face, Senhor, e glorificarão o Teu nome. Porque Tu és grande e operas maravilhas; só Tu és Deus. Ensina-me senhor, o Teu caminho, e andarei na Tua verdade; une o meu coração ao temor de Teu nome. Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o Teu nome para sempre. Pois grande é a Tua misericórdia para comigo; livraste a minha alma do mais profundo da sepultura. Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, e as assembleias dos tiranos procuram a minha morte; e não Te puseram perante os seus olhos. Mas Tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade. Volta-Te para mim, e tem misericórdia de mim; dá a tua fortaleza ao teu servo, e salva ao filho da tua serva. Mostra-me um sinal para bem, para que o vejam aqueles que me aborrecem, e se confundam, quando tu, Senhor, me ajudares e consolares. Mostra-me um sinal para bem, para que o vejam aqueles que me aborrecem, e se confundam, quando tu, Senhor, me ajudares e consolares.

L: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen.

Aleluia Aleluia Aleluia Glória ti ó Deus (3 vezes)

Kyrie eleison (3 vezes)

Os dias em que se canta em Matinas AO Senhor é Deus@, o leitor diz:

L: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo

Tropário do dia, da festa, ou do Santo.

Os dias em que se canta Aleluia em matinas, diz-se este Tropário tom 8

P: Senhor Tu que à nona hora, sofreste a morte na carne para nos salvar, mortifica nossos pensamentos carnais, ó Cristo nosso Deus e salva-nos.

L: Que a minha oração se eleve diante de Ti, Senhor, ensina-me segundo a tua palavra.

P: Senhor Tu que à nona hora, sofreste a morte na carne para nos salvar, mortifica nossos pensamentos carnais, ó Cristo nosso Deus e salva-nos.

L: Que a minha oração se eleve diante de ti, Senhor, livra-me segundo a tua promessa

P: Senhor Tu que à nona hora, sofreste a morte na carne para nos salvar, mortifica nossos pensamentos carnais, ó Cristo nosso Deus e salva-nos.

L: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

L: Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen.

Theotokion

Tu que nasceste da Virgem e por nós sofreste a Cruz, que pela Tua morte venceste a morte e nos mostras-te a Ressurreição, não desprezes aqueles que Tua mão a moldou. mostra-nos Teu amor, ó Deus de Misericórdia, atende as suplicas dAquela que Te gerou e salva Senhor o povo que espera em Ti.

Leitura da Escada Santa de São João Clímaco - Grande Quaresma

L: Não nos rejeites até o fim, pela glória de Teu Santo nome; não rompas a tua aliança, não afastes de nós a Tua misericórdia, por causa de Abraão teu bem-amado, de Isaac teu servidor, e de Israel teu eleito.

Trisagion

Agios, o Theos! Agios, Ischiros! Agios, Athanatos! Eléison, imas! (Três vezes).

L: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica nos de nossos pecados. Mestre perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que és Santo cura pelo Teu nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo.

Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen.

Pai nosso que estás nos Céus. Santificado seja o Teu nome. Venha a nós o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade. Assim na terra como no Céu. O pão nosso suprasubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, Assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do Mal.

P: Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

L: Ámen

Kondákion do dia, da festa ou do Santo; domingo, kondakion ou hipakoi do tom.

Na Quaresma, ou se não há kondákion, lêem-se estes Tropários, tom 8

P: Vendo o Príncipe da vida suspenso na Cruz, o bom ladrão exclamou num acto de Fé: se aquele que é crucificado connosco não fosse o Deus encarnado, o sol não teria escondido os seus raios, nem a terra teria vacilado. E Tu que suportas pacientemente tudo isso, lembra-te de mim Senhor, no Teu reino.

Glória ao Pai...

No calvário, entre os dois ladrões, suspendeu-se Tua cruz, balança de justiça, pois um foi arrastado pelo peso de sua blasfémia até o Inferno e o outro, aligeirado de suas faltas, obteve a Tua divina condescendência.

Glória a Ti ó Cristo nosso Deus.

Eternamente...

Vendo sobre a Cruz o Cordeiro, o Pastor e o Salvador, aquela que Te gerou, em suas lágrimas dizia: o mundo se alegra por receber a salvação e minhas entranhas se consomem ao contemplar a crucifixão que sofreste por nós, Meu Filho, e Meu Deus.

L: Kyrie eleison 40 vezes

Em todo o tempo e em toda hora, no Céu e sobre a terra, Tu és adorado e glorificado, ó Cristo nosso Deus, lento para a cólera, compassivo e rico em piedade; amas os justos e perdoas aos pecadores, Chamas todos os homens à salvação, para a promessa dos bens futuros. Tu próprio, Senhor, recebe agora os nossos pedidos e dirige a nossa vida segundo os teus mandamentos. Santifica as nossas almas e guarda castos os nossos corpos, Purifica os nossos pensamentos. Livra-nos de toda a angústia, de todo mal e de toda dor. Envolve-nos de Teus Santos anjos como de uma fortaleza, afim de que guardados pelo seu poder, e sob a sua conduta, participemos na unidade da fé e no conhecimento da Glória Inacessível, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amén

Tu mais Venerável...

Em nome do Senhor abençoa Mestre... (Santa Abadessa...)

P: Pelas orações de nosso Pai Santo ó Cristo nosso Deus tem piedade de nós.

Na Quaresma de segunda a sexta, diz-se a oração de Santo Efrem

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de dissipação de domínio e de vã loquacidade B Grande Metanóia.

Concede ao teu servo um espírito de temperança de humildade de paciência e de caridade B Grande Metanóia

Sim Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois tu és bendito pelos séculos dos séculos

Grande Metanóia,e a seguir 12 pequenas metanóias

Senhor e Mestre de minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de dissipação de domínio e de vã loquacidade

Concede ao teu servo um espírito de temperança de humildade de paciência e de caridade. Sim Senhor e Rei, concede-me que veja as minhas faltas e que não julgue a meu irmão, pois tu és bendito pelos séculos dos séculos. Grande Metanóia

Deus Santo, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (Três vezes).

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen!

Santíssima Trindade tem piedade de nós. Senhor purifica-nos de nossos pecados. Mestre, perdoa-nos as nossas iniquidades. Tu que és Santo cura pelo Teu nome as nossas enfermidades e visita-nos.

Kyrie Eleison Kyrie Eleison Kyrie Eleison.

Gloria ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen

Pai nosso que estás nos Céus. Santificado seja o Teu nome. Venha a nós o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade. Assim na terra como no Céu. O pão nosso suprasubstancial nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, Assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixes cair em tentação. Mas livra-nos do Mal.

P: Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória, Pai, Filho e Espírito Santo, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

L: Ámen!

Kyrie Eleison (12 vezes)

Oração de São Basílio

Mestre e Senhor Jesus Cristo nosso Deus, que Te mostraste paciente diante de nossas faltas, e nos conduziste até a hora presente, onde sobre a Cruz vivificante abriste ao ladrão arrependido a porta do Paraíso. Tu que pela morte destruíste a morte, tem piedade de nós pecadores, teus indignos servos; pois nós pecamos, cometemos a iniquidade, e não somos dignos de levantar os olhos e olhar ao alto, para o céu, tendo abandonado a via da justiça e marchado sobre os desejos de nossos corações. Mas na Tua inefável bondade, concede-nos a Tua graça Senhor, e na Tua infinita Misericórdia, salva-nos, pois nossos dias passam vãmente. Livra-nos da mão do Inimigo, mortifica nossos pensamentos carnais, a fim de que despojados do homem velho, nos revistamos do novo e vivamos por Ti, nosso Mestre e Defensor; concede-nos que ao cumprir-mos os Teus preceitos, alcancemos o Repouso Eterno, lá onde os justos permanecem na alegria. Pois Tu és na verdade a jóia e a alegria daqueles que Te amam, Cristo nosso Deus, e nós Te glorificamos assim como ao teu Pai Eterno e a teu bom e vivificante Espírito. Eternamente agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Ámen.