Oração

- O respiro da alma

 

Bispo Alexandre (Mileant).

Traduzido por Noviça Vasilisa (Lesna)/ Natalia J. Martynenko

 


Conteúdo: O que é a oração. Tipos de oração. Como se deve rezar. O que pedir a Deus. Quando se deve rezar. Os frutos da oração.


 

O Que é a oração

A alimentação e o descanso são indispensáveis para sustentar sua vida física. A sabedoria, a arte e a cultura, de um modo geral, enriquecem as qualidades da alma da pessoa. A oração revela na pessoa o lado espiritual mais alto da sua natureza.

Deus ama a Sua criação, ama a cada um de nós e Ele é o nosso Pai celeste. Tal como é natural dos filhos o desejo de ver os seus pais e conversar com eles, assim deve ser natural a nós, à vontade de se comunicar e conversar com Ele, espiritualmente. Esta venerante conversa da pessoa com Deus chama-se oração. A alma juntando-se com Deus durante a oração, junta-se também com o mundo dos anjos e dos santos. Segundo as palavras de São João de Kronstad , "a oração é a ligação de ouro da pessoa-cristã, peregrina e estrangeira aqui na terra, com o mundo espiritual do qual faz parte, e sobretudo com Deus - a fonte da vida."

A oração é acompanhada muitas vezes de palavras venerantes e de outros gestos exteriores de veneração: o sinal da cruz, genuflexões, vênias, e outros. Porém, a oração pode se elevar sem palavras e sem outras aparições exteriores. Essa é a oração profunda interior que é conhecida pela experiência de muitos cristãos dedicados.

Tipos de oração

Durante a oração, o cristão expõe perante Deus toda a sua alma: louva Deus pela Sua altíssima perfeição, agradece pela misericórdia e pede conforme as necessidades. Daí temos os principais três tipos de oração: o louvor, o agradecimento e o pedido.

Louvor - é o mais absoluto e desinteresseiro tipo de oração. Quanto mais puro e impecável é o ser, mais se refletem nele as altíssimas perfeições de Deus, e refletindo-se, evocam involuntariamente palavras extasiadas de louvor e glória. Assim, os anjos nos Céus louvam Deus sem cessar com um canto de louvor. "O louvor" - diz o Bispo Teofano Hermesista - não é uma fria visão das propriedades de Deus, mas sim um vivo sentimento delas com alegria e admiração.

Agradecimento - manifesta-se na pessoa pela recepção de bênçãos de Deus. Nasce naturalmente numa alma grata e sensível. Dos dez leprosos que foram curados pelo Salvador, apenas um samaritano voltou para Lhe agradecer (Lucas 17:12-19).

O tipo de oração mais habitual é o pedido que é revelado na pessoa pela consciência da sua fraqueza e falta de experiência. Devido às paixões, a nossa alma está doente e fraca. Por isso, na oração é indispensável pedir a Deus perdão pelos pecados e ajuda para superar as nossas faltas. Às vezes, o pedido é evocado pela ameaça de algum perigo, alguma necessidade, etc. O pedido é inevitável devido a nossa fraqueza e agrada ao Senhor (Mateus 7:7, João 16:23). Contudo, se a oração têm predominantemente um só caráter de pedido e se a voz de louvor e de agradecimento praticamente não são ouvidas, isso indica que o nosso nível de progresso, espiritual e moral está bem baixo.

Os diferentes tipos de oração, freqüentemente se juntam entre si. Uma pessoa pede a Deus pelas suas necessidades e ao mesmo tempo louva-O pela Sua grandeza, bondade e agradece-Lhe por se poder direcionar a Ele tão ousadamente como ao seu misericordioso Pai.

Os mais solenes cantos de louvor da igreja, se tornam freqüentemente, pedidos enternecidos ("Glória a Deus nas alturas," "A Ti Deus louvamos"). E, às vezes, acontece o contrário: as mais humildes súplicas acabam com uma gloriosa harmonia de um canto de louvor e agradecimento. Assim são muitos dos Salmos como por exemplo: o 146, 149 e outros.

Como se deve rezar

Antes de começar a rezar deve-se livrar de todas as ocupações e deveres habituais, reunir os pensamentos, como se fechasse a porta da sua alma para tudo o que é terrestre, e direcionar toda a sua atenção para Deus.

Estando perante a face de Deus e imaginando vivamente a Sua grandeza, quem reza ,deve sentir uma profunda consciência da sua indignidade e fraqueza. "Orando deve-se imaginar toda a criação como nada perante Deus, e unicamente Deus - Tudo" (São João de Kronstad). Um moralizante exemplo da disposição do orador, o Salvador apresentou-nos na parábola do publicano que fora perdoado por Deus pela sua humildade (Lucas 18:9-14).

A humildade de um cristão não dá origem ao desânimo nem ao desespero, pelo contrário, ela reune-se com a forte fé na bondade e onipotência do nosso Pai celeste. Apenas uma oração com fé pode ser ouvida por Deus: "Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes e será assim convosco" (Marcos 11:24). Aquecida pela fé, a oração de um cristão torna-se dedicada. Ele tem em mente o testamento de Jesus Cristo, que deve-se rezar sempre e não desanimar (Lucas 18:1), tem em mente a Sua promessa: "Pedi, e dar-se vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se vos-á" (Mateus 7:7). As imagens Evangélicas da mulher cananéia que pediu a Cristo cura da sua filha (Mateus 15:21-28), da pobre viúva que conseguiu justiça de um juiz injusto (Lucas 18:2-8), e outros casos semelhantes a este dão testemunho da grande força da oração. Mesmo que a oração não seja logo ouvida, o orador não se deve desesperar e nem perder o ânimo: Isso, é uma prova e não um recuso. Por isso Jesus Cristo disse: "batei," para mostrar que mesmo se Ele não abre logo as portas da Sua misericórdia deve se aguardar com uma clara esperança" (Crisóstomo). O verdadeiro cristão, continuar a rezar com uma força e dedicação incorruptas, até convencer o Senhor e trazer para si a Sua misericórdia . Como o patriarca Jacó, que disse ao desconhecido com quem lutava: "não te deixarei ir se não me abençoes," e, de fato, ele recebeu a benção de Deus (Gênesis 32:26).

Como o Senhor é o nosso Pai celeste, somos todos irmãos. Ele receberá a nossa oração, apenas quando tivermos uma disposição verdadeiramente fraternal e benevolente para com as pessoas, quando destruirmos todas as maldades, inimizades, cobrirmos com o perdão os aborrecimentos e fizermos as pazes com todos: "Quando estiverdes orando se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que o vosso Pai celeste perdoe as vossas ofensas" (Marcos 11:25).

O que pedir a Deus

São Isaque, o sírio, disse o seguinte a respeito do que se deve pedir a Deus: "Não sejas imprudente nos teus pedidos para não enfureceres Deus com a tua falta de senso, sê razoável para te habilitares a dons gloriosos. Pede aquilo que tem valor a Aquele que é alheio à sovinice, e receberás o que tem valor segundo o teu razoável desejo. Salomão pediu sabedoria e juntamente com ela recebeu o reino terrestre, porque pediu com senso ao grande Rei. Elizeu pediu uma exclusiva benção do Espírito Santo em relação a que possuía o seu mestre, e o seu pedido não foi recusado. Quem pede algo insignificante ao Rei rebaixa a Sua honra."

O grande mestre da oração é o nosso Salvador. A oração acompanha todos os fatos importantíssimos da Sua vida terrestre. O Senhor reza ao receber o batismo de João (Lucas 3:21); passa uma noite inteira em oração antes da escolha dos apóstolos (Lucas 6:12); reza durante a transfiguração (Lucas 22:41), e reza na cruz. A última palavra do Senhor antes de morrer, foi uma oração (Lucas 23:46).

Sob a impressão inspirante do Salvador a rezar, um dos discípulos direcionou-se a Ele com um pedido: "Senhor ensinai-nos a rezar" (Lucas 11:1). E como resposta a isso, o Senhor deu-lhe uma oração curta no tamanho mas rica no conteúdo, a tal maravilhosa oração, que até hoje reúne todo o mundo cristão. Essa oração chama-se "Pai Nosso" ou "Oração Dominical." Ela nos ensina sobre o quê e em que ordem é que devemos rezar. Direcionando-nos para Deus: "Pai nosso," consideramo-nos seus filhos e em relação um ao outro - irmãos, por isso não rezamos apenas por nós, mas por todas as pessoas. "Santificado seja o Teu Nome" - pedimos para que o Teu Nome seja sagrado para todos e que todas as pessoas louvem o Nome de Deus com as suas palavras e os seus atos. "Venha a nós o Teu Reino." O Reino de Deus começa no interior de cada pessoa religiosa, quando a benção de Deus entrando nela, a purifica e transfigura o seu mundo interior. Juntamente com isso, a sensação da presença de Deus, reúne todas as pessoas e os anjos numa grande família espiritual, chamada Reino de Deus ou da Igreja. Para que o bem se difunda entre as pessoas é preciso pedir: "Seja feita a Tua vontade assim na terra como no Céu" - ou seja, que tudo no mundo se faça segundo a inteiramente boa e a mais sábia vontade de Deus, e que nós as pessoas, igualmente de bom grado, realizemos a vontade de Deus aqui na terra, como a realizam os anjos no Céu. "O pão nosso de cada dia nos dai hoje" - Dai-nos hoje, tudo o que é indispensável para a alimentação do nosso corpo; o que acontecerá conosco amanhã nós não sabemos: necessitamos apenas do pão diário, ou seja, de cada dia, que é indispensável para manter a nossa existência. "E perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores," estas palavras são explicadas por São Lucas, que as escreve da seguinte forma: "E perdoa-nos os nossos pecados" (Lucas 11:4). Nossos pecados são dívidas, porque ao pecarmos não realizamos o que devemos, e nos tornamos devedores perante à Deus e as pessoas. Este pedido insinua-nos com uma força especial, a necessidade de perdoar ao próximo todas as ofensas: não perdoando aos outros, não ousamos pedir perdão a Deus pelos nossos pecados, não ousamos rezar com as palavras da oração do Senhor. "E não nos deixes cair em tentação" - verificação das nossas forças morais por meio da inclinação para qualquer ato impuro. Aqui, nós pedimos a Deus para nos prevenir da queda, se uma tal prova das nossas forças é inevitável e indispensável. "Mas livra-nos do mal" - de toda a maldade e do seu culpado - o diabo. A oração acaba com a certeza na realização daquilo que fora pedido, pois a Deus pertence o Reino eterno, o poder e a glória.

Desse modo, o Pai Nosso reúne em si tudo sobre o que se deve rezar, ensina-nos a colocar todas as nossas necessidades na ordem correta: primeiro pedir a benção mais alta - a glória de Deus, a difusão do bem entre as pessoas e a salvação da nossa alma. Depois pedir pelas necessidades da vida quotidiana. "Em relação a elas, não Lhe vamos ensinar o meio de nos ajudar," diz São João (Crisóstomo). "Se as pessoas que nos defendem, falam por nós perante os juizes deste mundo, dizemos apenas os nossos atos e deixamos a eles o meio de defesa, mais ainda devemos agir dessa forma em relação a Deus, Ele próprio sabe bem o que é melhor para ti." Além disso, devemos nos entregar inteiramente à vontade de Deus, "seja feita a Tua vontade." O exemplo tal oração, deixou-nos o próprio Salvador. Ele rezava no jardim de Getsêmani, o seguinte: "Meu Pai, se possível passe de Mim este cálice! Todavia não seja como Eu quero, e, sim, como Tu queres" (Mateus 26:39).

Quando se deve rezar

O apóstolo Paulo nos ensina: "Orai sem cessar" (1 Tes. 5:17). É preciso rezar naqueles claros e altos momentos, quando a alma recebe assistência das alturas, e direcionando-se ao céu sente necessidade da oração. É preciso rezar em todas as horas que são indicadas para a oração (de manhã e à noite), mesmo que nos pareça não estarmos dispostos a rezar nesse momento. Se não o fizermos, a capacidade de rezar se perde, assim como se enferruja uma chave que não é utilizada. Para que a nossa alma se conserve religiosamente fresca, é preciso impor como objetivo, rezar regularmente, independentemente de termos ou não vontade de rezar. Deve-se começar e acabar com a oração qualquer boa ação. Em relação a isso, o livro de oração é um indispensável companheiro de viagem. Os cristãos ortodoxos, devem rezar todos os dias, de manhã e à noite, antes de dormir.

Além da freqüente oração em casa, existe também a oração comunal na igreja. Sobre ela o Senhor fala o seguinte: "Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu Nome, aí estou Eu no meio deles" (Mateus 18:20). Desde o tempo dos apóstolos, a oração comunal mais importante tem sido a Liturgia, que era realizada na igreja aos domingos, onde os crentes com um só coração, louvam à Deus. Os ofícios comunais têm uma grande força espiritual.

Os frutos da oração

A oração, como um agricultor, cultiva a seara do nosso coração e o torna capaz de receber influências celestes para criar frutos abundantes de virtudes e perfeição. Ela atrai a graça do Espírito Santo a nós e com isso fortifica a nossa fé, esperança e amor. Ela ilumina a nossa mente fortificando a vontade de qualquer boa intenção e contenta o coração no tempo de tristeza e sofrimento. Resumindo, a oração traz tudo o que contribui para o nosso verdadeiro bem.

A oração, segundo o ensinamento dos Santos Pais, é "o respiro da alma," e faz um grande bem para a pessoa. "O dom da oração," ou seja, o saber rezar concentradamente de todo o coração, é um dos mais preciosos dons espirituais. O misericordioso Senhor dá esse dom à pessoa como assiduidade pelo seu esforço na oração.

Go to the top


Folheto Missionário número P01

Copyright (c) 2000 and Published by

Holy Protection Russian Orthodox Church

2049 Argyle Ave. Los Angeles, California 90068

Editor: Bishop Alexander (Mileant)

 

(prayer_p.doc, 08-25-2000)

Edited by

Date

J. Arimatea

08-24-2000